Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Por que adotar um cachorro?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de cães abandonados diminuiria drasticamente se essa pergunta fosse respondida antes da adoção.

Por que adotar um cachorro? Por que ter um animal de estimação ao lado? O que ele significa para você? Um companheiro? Um filho? Apenas um bicho?

Cada um escolhe ter um pet por um motivo: gosta muito de uma raça, porque se sente sozinho em casa ou porque acha os cães fofos.

Contudo, poucos tutores escolhem um cão pensando de fato na adoção responsável e em tudo o que ela gera. A chegada de um cachorro em casa é como a de um filho: um furacão.

As primeiras noites sem dormir, os primeiros meses tentando ensinar o que é certo, diversos gastos emergenciais e dedicação… até o fim da vida!

A diferença é que o cão adotado já tem um histórico – um passado com traumas, medo, insegurança e ansiedade. Todos causados por um tutor que não foi tão responsável.

Crédito: Astakhova

20 milhões de cães abandonados

Quando analisamos os dados: mais de 20 milhões de cães abandonados somente no Brasil, temos a certeza de que milhares de tutores não se planejaram e nem se perguntaram: “por que eu quero ter um cão?”.

Além da alegria e o amor que um pet traz para casa, com a adoção também vêm diversas obrigações:

  • Comprar ração de qualidade, em média, uma vez ao mês;
  • levar ao veterinário de uma a duas vezes ao ano;
  • passear todos os dias;
  • ter despesas com higienização, brinquedos e conforto;
  • gastar inesperadamente com emergências médicas;
  • ter tempo para dar carinho e amor ao animal diariamente.

Essa lista não é para desanimar, mas para elencar o que muitos tutores não refletem no começo. Quando se depararam com tantas coisas para cuidar além da rotina comum, preferem abandonar.

Ninguém adota um cão porque deseja ter trabalho, mas sim porque enxerga o benefício que é ter um cão ao lado. As responsabilidades vêm junto, mas ter um cão é muito além disso.

O cachorro é um ser fiel, companheiro, amoroso e que não mede esforços para agradar o tutor. Mas assim como nós, também tem necessidades básicas que precisam ser atendidas.

Crédito: seventyfourimages

Um bom tutor não abandona seu bichinho quando quer viajar. Também não abandona porque o cão envelheceu ou porque não tem tempo de cuidar enquanto trabalha.

O tutor responsável sabe de todas as suas obrigações e jamais cogitara abandonar o seu fiel amigo, porque tem noção do quanto o pet sofreria nas ruas e a culpa que teria nas mãos.

Ajuda a causa!

O Totós da Teté trabalha arduamente para erradicar o abandono através da conscientização, com conteúdos e informações relevantes.

Assim, todos os materiais que possam impedir que mais animais sejam abandonados e sofram nas ruas, chegam em todo território nacional.

Saiba aqui como doar e para onde o valor será destinado.

Teté. 

Crédito capa: Ekaterina Rekina

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.