Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

SP decreta nova lei para casos de maus-tratos aos animais

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

A Lei protege os animais dos agressores e prevê que todo estabelecimento veterinário precisa atuar prontamente.

Agora, com a nova lei, todos os estabelecimentos de atendimento veterinário em São Paulo, que constatarem indícios de maus-tratos aos animais atendidos, devem comunicar imediatamente à Polícia Civil do Estado.

A Lei Estadual nº 17.640/2023, foi sancionada pelo atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Além da Polícia Civil, os estabelecimentos também podem denunciar através da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – DEPA.

Segundo o Artigo 1, a notificação deve conter:
I – nome e endereço da pessoa que acompanhou o animal no momento do atendimento;
II – relatório do atendimento prestado, incluindo a espécie, a raça e as características físicas do animal, a descrição de sua situação de saúde no momento do atendimento e os procedimentos adotados.

Posteriormente, nas redes sociais, o governador afirmou: “Essa é uma lei fundamental dentro da política de proteção e bem-estar animal”.

O que é considerado maus-tratos?

Maus-tratos vai além da agressão física. Todos os animais têm direitos garantidos por lei e devemos respeitá-los. Além disso, ninguém pode submetê-los a situações que privem sua liberdade e qualidade de vida. Veja o configura maus-tratos:

  • Abandonar o animal;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais muito pequenos e sem higiene;
  • Não abrigar o pet do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar comida e água diariamente;
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido.

Pena no Brasil

No país, o agressor que comete maus-tratos contra cães e gatos é punido com reclusão. De acordo com a Lei 14.064/2020, a duração é de 2 a 5 anos, além da multa e proibição da guarda. Contudo, caso o animal venha a óbito, a pena pode aumentar em até 1/3.

Então, toda a população deve denunciar casos de maus-tratos às autoridades. Cada estado brasileiro possui um disque denúncia (alguns apenas por telefones, outros também através da internet).

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de forma anônima, desde que apresente provas concretas, como fotos, vídeos, áudios, ou tenha testemunhas. Apresentar falsas provas também é crime.

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Louis Sabin

Tempo de leitura: < 1 minuto “Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão o torna rico.”

Louis Sabin

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.