Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Cachorros idosos – eles são modelo para o envelhecimento humano

Cachorros idosos: dona passei com seu totó em rua vazia.
Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como nós, os totós passam por diversos estágios de vida, desde o nascimento até a fase do envelhecimento, que é quando os cachorros idosos tendem a ter uma personalidade mais calma. 

Mas o que muitas pessoas não sabem é que pesquisadores estão estudando sobre como essas etapas dos cães podem ajudar a entender como os humanos envelhecem. 

Segundo uma matéria publicada na revista The New York Times, os cientistas estão encontrando paralelos entre cães e humanos.

Até o momento, a pesquisa mostrou que os cães são semelhantes a nós em aspectos importantes, desde a forma como agem durante a adolescência e na velhice, e sobre as mudanças no DNA à medida que envelhecem. 

Para os cientistas, os cães são “modelos” para o envelhecimento humano, ou seja, podemos aprender sobre como envelhecer melhor com eles.

Recentemente, pesquisadores em Viena descobriram que a personalidade dos totós muda com o tempo. Eles amadurecem da mesma forma que a maioria de nós, mas também, alguns já nascem relativamente maduros.

Um exemplo, é aquele totó que desde filhote é calminho, não destrói objetos e prefere descansar do que brincar a todo momento. 

Os cientistas também relataram que os cães adolescentes compartilham algumas das características dos humanos adolescentes, como a capacidade de resposta aos comandos. Quem tem adolescente em casa, sabe muito bem sobre isso! 

Inteligência positiva

Esse mesmo estudo mostrou um Border Collie participando de um experimento com tela sensível ao toque na Universidade de Medicina Veterinária de Viena, e descobriu que os pets mais velhos se beneficiam de jogos mentais, assim como o Sudoku e outros exercícios cerebrais que ajudam seus tutores a se manterem mentalmente ágeis. Demais, né?

Outra semelhança com nós humanos, são as diversas doenças que os cães tem, como obesidade, diabetes e ansiedade.

Os resultados dos testes, através de informações genéticas, ajudarão os pesquisadores que estudam o envelhecimento dos cães a conseguirem grandes descobertas para o envelhecimento dos humanos e prolongar uma vida saudável para ambos. 

Se podemos aprender com os cães diversas coisas, inclusive sobre o envelhecimento, em troca, eles nos ensinam o verdadeiro significado do amor. 

Infelizmente, muitos cachorros idosos não andam tendo essa reciprocidade com seus donos. Isso porque eles permanecem nas listas de mais abandonados em ONGs. 

Para alertar as pessoas sobre o quão benéfico é ter um cachorro velhinho ao lado, na matéria “Cães Idosos – Por que eles são abandonados?“, mostramos as vantagens de ter um senhorzinho de quatro patas como companheiro, principalmente para pessoas idosas, crianças ou com algum problema de saúde. 

Lembrando que o totó velhinho já foi um filhote e esteve presente em todas as fases da vida do seu tutor. Não é correto deixá-lo no momento que ele mais precisa, né?

Fonte: https://www.nytimes.com/2020/11/09/science/dogs-aging-behavior.html

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.