Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Os pets também podem doar sangue

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Por falta de divulgação, muitas pessoas não sabem que os totós também são doadores de sangue e podem salvar a vida de outro amiguinho peludo.

As transfusões de sangue podem ser feitas nos totós em caso de câncer, anemia severa, hemoparasitose, conhecida como “doença do carrapato”, sangramentos causados por algum acidente, entre outras emergências que necessitam de uma transfusão sanguínea.

O doutor Gustavo Coelho Rodrigues, médico veterinário da Clínica Veterinária da Vila, contou quais são os primeiros requisitos para o totó ser um doador.

“Qualquer raça pode doar sangue. Os animais devem ter entre um a oito anos de idade, peso mínimo é de 25 kg. Devem estar com a vacinação e a vermifugação em dia.”, disse. “O procedimento é realizado com o animal acordado, sem nenhum tipo de sedação. Por isso, a importância do animal ser dócil”, afirmou o doutor.

Mas antes de levar o seu totó para ajudar um outro bichinho, saiba que ele precisa fazer um checkup completo. Segundo a Hemovet – Laboratório e Centro de Hemoterapia Veterinária, é necessário uma série de exames periódicos para os doadores de quatro patas:

– Hemograma completo, para detectar anemias e infecções assintomáticas; Função renal: Ureia e creatinina para verificar o funcionamento dos rins; e os exames:

– Leshmaniose (IFI): Doença infecciosa transmitida por mosquito

– Dirofilariose: Verme que se instala no coração do cão causando doença grave.

– Ehrlichia canis: Doença transmitida pelo carrapato em que o cão pode permanecer sem sintomas por até 5 anos.

– Lyme: Doença transmitida pelo carrapato caracterizada por inflamações das articulações e febre.

– Brucelose: Enfermidade transmitida principalmente pelo acasalamento. O cão pode ser assintomático ou apresentar abortos, febre e inflamações dos testículos e discos da coluna vertebral.

De acordo com a médica veterinária e fundadora da Hemovet, Simone Gonçalves, o procedimento é simples e seguro, semelhante com o do ser humano. “Realizamos a punção da veia e o sangue é direcionado para a bolsa de sangue com o auxílio da gravidade. A duração do procedimento é de 5 minutos”.

Muitos tutores ainda desconhecem a existência de bancos de sangue veterinários e, ao ouvirem falar em doação de sangue, ainda tem receio de o procedimento causar algum efeito colateral, o que não condiz com a realidade: a doação de sangue é um procedimento seguro para cães. São retirados 450 ml de sangue total, volume que pode salvar até 4 vidas.

Você sabia que os totós possuem mais que 13 grupos sanguíneos e que eles têm um doador universal, igual aos humanos que possuem O negativo?

“Apesar do DEA 4 ser o doador universal não conseguimos identifica-lo na rotina diante da ausência de Kits para tipagem para todos os tipos sanguíneos nesta espécie. Desta forma, antes de uma transfusão sanguínea realizamos o teste de compatibilidade para identificarmos se o sangue do doador será compatível com o receptor, mas ele não identifica o tipo sanguíneo.”, disse a doutora Simone.

Depois que o seu herói fazer a doação, tem um intervalo de tempo até a próxima consulta. Além disso, a transfusão não deve ser mensal. “Após a doação o cachorro leva 21 dias para repor o sangue doado e a doação só deve ser repetida a cada 2 meses”, concluiu o doutor Gustavo.

Para o cachorro poder doar, ele deve estar em perfeita saúde, assim como nós. As restrições para um doador são:

– Doença pré-existente.

– Não pode estar com medicações de uso contínuo como antibióticos, anticonvulsivantes ou anti-inflamatórios.

– Cadelas não podem estar prenhes ou recém acasaladas.

– Ter passado por cirurgias recentes ou com cirurgias programadas para os próximos 3 meses.

– Estar com infestação de pulgas ou carrapatos.

– Vacinação e vermifugação desatualizadas.

– Animais com menos de 1 ano ou mais de 8 anos de idade.

Se você optar que o seu cãozinho ajudará a salvar outros amigos peludos, não deixe de consultar um veterinário antes de realizar qualquer procedimento. Se ele já realizou uma doação, conte para a gente, queremos saber a história dele!

Os dados da matéria foram fornecidos pela Hemovet – Laboratório e Centro de Hemoterapia Veterinária.

Foto / Crédito: Material de divulgação Hemovet

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.