Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

04 dicas para ajudar um cão abandonado na rua sem ter gastos

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Mesmo não levando o pet para casa ou não podendo pagar o veterinário, há diversas outras formas de ajudar.

Muitas pessoas desejam ajudar um cão abandonado na rua, mas não sabem como agir.

Antes de mais nada é preciso saber que ao tirar um cachorro da rua, automaticamente adquire-se total responsabilidade por aquela vida.

Por isso, muitas pessoas “travam” na hora de resgatar. Ou não podem levar o cão para casa por falta de espaço, ou até mesmo porque não podem cobrir os gastos extras.

Foto: noumae / Canva

Mas então, como ajudar? O primeiro passo é identificar se ele está abandonado ou apenas perdido.

Um cão bem limpinho e cuidado, com aparência saudável, provavelmente é um cão perdido. Se ele tiver uma coleira com identificação, ligue imediatamente para o telefone de contato disponível.

Contudo, se ele estiver muito magro, sujo ou com aparência de um pet vulnerável, siga essas dicas:

  • Ofereça água e comida: coloque o alimento em um potinho e com cautela, posicione próximo ao cão. Enquanto isso, tente entender a situação. Pergunte às pessoas próximas se o pet está ali há muito tempo e se normalmente fica na região.
  • Tire fotos do cachorro ou grave vídeos: divulgue as imagens nas redes sociais, em grupos de animais abandonados da cidade ou em grupos do WhatsApp. Inclua informações relevantes, como a localização onde o encontrou e a condição física dele no momento.
  • Entre em contato com abrigos e resgates de animais: essas instituições podem conseguir um lar temporário para o pet até encontrar uma adoção responsável. Contudo, achar um abrigo disponível atualmente pode ser mais difícil, pois muitos estão superlotados devido ao alto número de cães abandonados.
  • Encontre um lar temporário para o pet: várias pessoas aceitam ficar com um cão temporariamente até encontrar uma família definitiva. Porém, é preciso estar ciente sobre a responsabilidade com o animal. Qualquer intercorrência o compromisso será dela.

E se o cão estiver ferido? O que fazer?

Nesse caso, é muito importante buscar ajuda o mais rápido possível. Se não puder custear a consulta veterinária e os exames, ligue para as clínicas mais próximas e explique a situação.

Algumas podem ter opções de planos de pagamento ou opções de assistência médica em casos como esse. Há algumas cidades que também possuem hospitais veterinários públicos.

Se não for uma opção, veja qual seria o valor gasto no local e proponha uma vaquinha para amigos e familiares. Mas antes, tenha planejado onde o pet ficará depois. É crime colocá-lo na rua novamente.

Foto: razyph / Canva

Outras formas de ajudar um cão abandonado durante o ano

Há milhares de cães abandonados pelo Brasil. Podemos ajudar a causa através de pequenos gestos para tentar diminuir o número de cães nas ruas.

A principal é atuar na causa raiz do problema: a falta de conscientização dos tutores — que pode levar a situações extremas, como negligência, violência e abandono.

É necessário conscientizar antes da adoção ou compra sobre as necessidades básicas dos cães e seus direitos.

Usar o poder de voz para conscientizar pessoas próximas a cuidarem melhor de seus bichos de estimação também faz a diferença.

Assim como compartilhar informações confiáveis sobre resgate, adoção responsável e manejo adequado, pode impactar a vida de muitos pets.

Por fim, ajudar ONGs e abrigos, seja por meio de um trabalho voluntário, suprimentos caninos ou doação em valor, também são medidas que podem contribuir para melhorar a situação de tantos animais vulneráveis. 

Foto capa: Liudmila Chernetska / iStock

Você também pode gostar

Pluto

Tempo de leitura: < 1 minuto Pluto é um cãozinho mundialmente famoso da Disney, mas ele teve outros nomes antes de se tornar o cachorro do Mickey! Criado em 1930, ele

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.