Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Mulheres que atuam em prol dos cães abandonados

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça as profissionais que transformam a vida dos animais vulneráveis.

Diariamente, profissionais mulheres de diferentes áreas se dedicam em prol dos cães abandonados. Muitos são descartados em áreas perigosas e resgatados em situação precária.

A causa raiz desse problema está na falta de conscientização do tutor, principalmente quando ele deixa de fornecer os cuidados básicos que garantem qualidade de vida ao animal.

Muitas profissionais lutam pelo direito dos animais vulneráveis. Advogadas especializadas em Direito Animal, fotógrafas de ONGs, funcionárias do governo, pesquisadoras, tosadoras, entre diversas outras.

Médica veterinária

Essa profissional cuida diretamente dos cães abandonados através da vacinação, castração e tratamento de enfermidades.

Inclusive, já noticiamos aqui no Totós da Teté, a história de uma veterinária que impediu a eutanásia desnecessária de um cão e o adotou.

Foto: AnnaStills / Envato Elements

Todos os pets devem ir ao veterinário anualmente, principalmente em consultas preventivas. Os cães resgatados devem fazer um check-up completo antes de serem encaminhados para adoção.

“A medicina veterinária é uma profissão que exige muito mais do que conhecimento técnico. Ela exige um amor incondicional pelos animais e um compromisso com o bem-estar deles.

Muitas vezes, nos deparamos com cães abandonados e negligenciados, que sofrem com doenças, fome e dor.

É nesses momentos que meu trabalho se torna ainda mais importante, pois sei que cada vida que salvo tem a chance de experimentar o amor e a felicidade que todo ser vivo merece.

Para mim, não há nada mais gratificante do que ver um cão que chegou em estado de abandono e sofrimento, se recuperar e voltar a ser feliz e saudável, ainda mais com uma família!

O amor e a gratidão que recebo desses animais é algo que não tem preço e que me motiva a continuar lutando por eles todos os dias.”

Médica veterinária, Letícia Oliveira.

Protetora independente

Outra profissional que se dedica muito aos cães abandonados é a Protetora dos Animais. Muitas vezes, atua sem nenhum apoio, principalmente financeiro.

Foto: Group4 Studio / Canva

Além disso, dá toda a assistência que o pet precisa: resgata, custeia alimentos e cuida da saúde do bichinho.

Da mesma forma, quem trabalha em ONGs e abrigos também luta arduamente pelo direito dos animais e pelas vidas caninas.

Quem apoia a causa pode ajudar através de doações; castração; adoção de forma responsável; cobrar autoridades; conscientizar as pessoas para evitar mais abandonos.

“O abandono me aflige muito e a sociedade ainda não tem noção da dimensão desse problema. Além das doenças zoonoses, o abandono também causa acidentes envolvendo animais, motoristas e inocentes.

Eu acredito que o meu trabalho salva a vida de muitos cães e muitas pessoas. Por isso eu me sinto útil, tanto para esses seres de luz, quanto para a sociedade. Algumas pessoas enxergam as protetoras de animais como obcecadas, mas na verdade, é um bem para todos.

Em meus sonhos mais profundos, todos os animais serão protegidos da crueldade e todo trabalho em prol da Causa Animal será semente fértil que florescerá por todos os cantos do mundo.”

Protetora, Silmara Rocha.

Adestradora

Os adestradores de cães também têm um papel fundamental na vida desses animais. Muitos cachorros desenvolvem traumas e mudam o comportamento após o abandono.

Por isso, o trabalho da adestradora pode ajudar o cãozinho a se adaptar na casa nova e auxiliá-lo da forma correta para que ele supere seus medos.

Foto: Peter-verreussel / Canva

“O meu trabalho é importante porque ajuda o tutor a entender melhor as necessidades do seu cãozinho. Adotar um cão não é só dar ração, água e carinho.

Quando o tutor entende as reais necessidades do seu cachorrinho, isso impede que o mesmo se frustre caso o cão apresente algum comportamento indesejado, como: morder, destruir, procurar comida no lixo, etc. Entender o seu cão é um ato de amor e respeito!”

Adestradora de cães, Bruna Leite.

Todo mundo pode atuar em prol dos cães

Ter mulheres voluntárias na causa animal impacta diretamente a vida dos cães abandonados, e há diversas formas de se voluntariar.

Cuidar de um pet; ajudar a cuidar da estrutura do local; fazer doações de recursos e suprimentos; colaborar com campanhas e eventos; contribuir através das próprias habilidades.

Contudo, o número de animais abandonados é muito alto, o que impacta o trabalho das ONGs e das protetoras de animais, que não conseguem recolher e cuidar de todos esses pets.

Por isso, é importante que os tutores tenham conhecimento sobre as responsabilidades em relação aos seus animais antes de adotar ou comprar. Além de prejudicar a saúde física, o abandono pode causar graves danos emocionais no pet.

Foto capa: mladenbalinovac / Canva

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.