Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

A importância da castração para combater o abandono de cães

Abandono de cães: cachorro parado em frente a muro cinza.
Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca se deparou com pedidos de ajuda para o resgate de filhotes pode não ter a noção de quão grave é o abandono de cães. Mas é desesperador ver seres tão pequenos e frágeis abandonados sozinhos ou com a mãe, que muitas vezes é jogada na rua grávida pelos próprios tutores. 

Felizmente alguns desses animais conseguem ser resgatados, tratados e destinados para adoção responsável, entretanto, ainda enfrentamos a triste realidade de 20 milhões de cães abandonados no Brasil

Esse número representa um risco para a saúde humana e dos animais, podendo agravar doenças zoonóticas (doenças transmitidas de um animal para os seres humanos), como a raiva. 

Para que esse número possa diminuir, uma série de ações são necessárias, como o resgaste, a adoção responsável e o controle populacional dos cães. 

Antigamente foram utilizados, no Brasil, meios desumanos de controle populacional de animais domésticos, como o sacrifício dos cães de rua. 

Com o tempo, constatou-se que essas práticas, além de pouco efetivas no controle populacional de cães e no combate às zoonoses, são cruéis e desumanas. 

Atualmente, a castração (um procedimento benéfico para a saúde dos cães e que impede a sua reprodução) é a prática recomendada para o controle populacional e das zoonoses. 

Além disso, castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas. 

Apenas com a castração, o ciclo de abandono será interrompido, impedindo que novos animais nasçam nessa situação tão trágica e fiquem à própria sorte. 

A boa notícia é que podemos agir de forma individual ou coletiva para mudar essa realidade! 

São ações simples, mas essenciais para que o trabalho de resgate realizado por protetores, organizações não-governamentais e governos seja mais eficiente:

Orientação

Busque orientações sobre os serviços de castração na sua cidade para o seu amigo de quatro patas, muitos municípios oferecem o procedimento gratuitamente! 

Além dos benefícios para a saúde do seu cão (machos e fêmeas), evita-se o surgimento de novas ninhadas, aumentando as chances de adoção para os animais já resgatados. Não deixe para depois! Acidentes podem acontecer (como o cão escapar de casa, por exemplo) e gerar uma nova ninhada. Realize o procedimento sempre com profissionais veterinários.

Apoio

Apoie o trabalho de organizações e protetores de sua confiança que realizam procedimentos de castração em animais de rua. 

Nesse caso, geralmente, os animais são capturados, castrados e devolvidos, caso não encontrem um lar. Isso já ajudará muito a evitar o sofrimento que esses animais podem passar no caso de uma nova ninhada.

Informação

Busque informações sobre os serviços relacionados aos animais domésticos em situação de abandonado oferecidos pelo seu município. É importante estarmos atentos a ação dos governos nessa área, para a defesa da nossa saúde e dos cães!

Colocar em prática alguma dessas ações certamente irá contribuir muito para acabar com o ciclo do abandono de cães! 

Fontes:

Você também pode gostar

Notícias

Vacina contra a gripe canina

Tempo de leitura: 3 minutos É bastante comum se vacinar anualmente contra a gripe, principalmente em alguns estados brasileiros, onde é comum a temperatura mudar bruscamente. Infelizmente, os totós não

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.