Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Vacina contra a gripe canina

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

É bastante comum se vacinar anualmente contra a gripe, principalmente em alguns estados brasileiros, onde é comum a temperatura mudar bruscamente.

Infelizmente, os totós não estão livres da gripe e podem ter sintomas similares aos nossos, como tosse, coriza, espirro, indisposição, perda de apetite e febre. 

Os cães e os humanos não transmitem gripe um para o outro, mas entre os bichinhos pode haver contaminação, por isso é tão importante eles tomarem a picadinha e ficarem imunes.  

Aliás, a gripe canina — também chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa — é uma das principais infecções durante o inverno. Conversamos com a médica veterinária Giovanna Coregio, que nos explicou os detalhes sobre a vacina contra a gripe.

Totós da Teté – Qual a importância da vacina contra a gripe para o cachorro? 

Médica veterinária – A vacina é importante para a prevenção da traqueobronquite infecciosa, popularmente chamada de “tosse dos canis”, causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica

A vacinação é uma forma de proteger o cão que convive em grupos (no prédio, no day care e em outros locais) pois a transmissão ocorre pelo contato direto de um cão saudável com um infectado, ou por contato indireto, pelo ar, por meio de secreções respiratórias. 

É uma doença contagiosa que se localiza nas vias aéreas dos cães e que pode acometê-los em todas as idades. É mais comum em filhotes ou idosos por conta de possíveis deficiências do sistema imunológico, por isso a importância de a vacinação estar em dia. 

Totós da Teté – A partir de qual idade o cachorro pode tomar a primeira vacina contra a gripe? Cadelas prenhas podem tomar?

Médica veterinária – A idade mínima para a primeira dose da vacina é a partir de 8 semanas. Cadelas que estão prenhas podem ser vacinadas com até 30 dias de gestação. Se tiver dúvidas sobre os dias certos dessa gestação, é recomendado esperar parir e desmamar para vacinar. 

Totós da Teté – A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente? É em dose única ou dividida? 

Médica veterinária – Existem dois tipos de vacina da gripe para os cães: a injetável e a intranasal. 

O protocolo de vacinação injetável inicial, chamada BronchiGuard®, é composto de duas doses com intervalo entre elas de 15 a 21 dias, depois a imunização é anual e a dose é única. 

A vacina intranasal, chamada Bronchi-Shield III®, é aplicada em gotas, no nariz do animal e é dose única. Depois a imunização é anual também. 

Totós da Teté – A vacina contra a gripe tem efeitos colaterais no cachorro?

Médica veterinária – O uso de qualquer produto biológico pode causar reações alérgicas, o que não é comum nesse caso, mas pode ocorrer. 

Na administração da vacina injetável, pode provocar o aparecimento de um pequeno nódulo no local da aplicação que pode persistir por um período, mas que geralmente some após um tempo. 

Na vacina intranasal, uma pequena porcentagem de animais poderá apresentar espirros, tosse ou corrimento nasal após a vacinação. Esses sinais são passageiros. 

Cuidados no inverno

Você já deve ter presenciado o seu totó buscando cantos mais quentes e ou deitado encolhidinho nos dias de frio. Para garantir o bem-estar do peludinho, previna doenças por meio de cuidados básicos como vacinação, boa alimentação para o fortalecimento do sistema imunológico e roupinhas bem quentinhas nos dias frios.

Coloque uma manta ou coberta mais felpuda para que o totó também se aqueça e mantenha sua temperatura corporal. 

Raças com pelagens grandes, como golden retriever e chow chow, não sentem tanto o impacto do frio porque seu pelo funciona como isolante térmico, mas isso não impede totalmente que eles sintam a baixa temperatura. Para quem tem mais de um totó em casa, ou o deixa em creches e outros locais com mais de um cachorro, é importante ser feita a desinfecção do ambiente e dos objetos de cada um deles, como os potes com água e comida, caminha e brinquedinhos.

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

A incrível jornada de Caju

Tempo de leitura: 4 minutos Caju viveu nas ruas sabe-se lá por quanto tempo. Em fevereiro de 2019, num dia chuvoso, escolheu seu dono e, literalmente, não desistiu até ser

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.