Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Castração de cães: tire aqui as suas principais dúvidas

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar de ser um procedimento simples, muitos tutores sentem medo. Desvende os principais mitos a seguir.

A castração é um procedimento cirúrgico realizado por veterinários para remover os órgãos reprodutivos dos cães – os testículos dos machos e o útero e os ovários das fêmeas.

É um método seguro de prevenção para os animais, mas diversos tutores ficam receosos e optam por não castrar o pet.

Alguns acham que vão submeter o cão à anestesia e cirurgia sem motivo útil. Outros acreditam que o bichinho de estimação estará em risco.

Foto: Canva

Contudo, a castração traz diversos benefícios para a saúde e comportamento do cachorro. A prevenção de tumores, por exemplo, é uma delas.

Antes de optar definitivamente por castrar ou não, é importante ouvir a opinião do médico veterinário, profissional especializado e que sabe o que é melhor para os cães.

Meu totó vai sentir dor?

Não! Toda castração é feita com anestesia geral, ou seja, o cão estará sedado e dormindo. Entretanto, é importante escolher um bom profissional para realizar o procedimento.

Foto: iStock

Após a castração, o animal poderá sentir algum desconforto, o que é esperado em qualquer cirurgia, até em humanos! Normalmente o incômodo é controlado por algum remédio receitado pelo veterinário. Nenhum tutor deve medicar seu cão por conta própria.

Gastos da castração + pós-operatório

Os valores dependem da região, veterinário e da clínica escolhida. O importante é realizar em um local de confiança para a própria segurança do animal.

Quem não tem condições de custear o procedimento, pode buscar campanhas de castração gratuitas através da prefeitura da cidade.

No pós-operatório, os gastos também podem variar. Geralmente, serão os custos da consulta (ou retorno), medicamentos e colar elizabetano ou roupinha cirúrgica – depende da indicação e comportamento do animal.

Pode acontecer algo com o totó durante a cirurgia?

A castração de cães é um procedimento muito simples, porém, não deixa de ser uma cirurgia que envolve anestesia.

Assim como qualquer outro procedimento, seja em animais ou em seres humanos, envolve riscos, mas são mínimos e individuais.

O risco de um cão ficar doente por um tumor grave devido à falta de castração, por exemplo, é muito maior do que algo ocorrer durante o procedimento.

Foto: Envato Elements

Antes da castração, o médico veterinário pede uma relação de exames para um check-up completo, justamente para identificar se o totó está apto para o procedimento ou se tem algum problema de saúde.

Além disso, é muito importante escolher uma clínica que preze pela limpeza e esterilização dos equipamentos utilizados para evitar uma infecção, assim como a higienização da ferida em casa no pós-operatório.

O pós-operatório é muito difícil?

Não é difícil, mas requer atenção e cuidado por parte do tutor. Cada médico veterinário manda seguir um protocolo em casa e é importante acompanhar:

  • Limpar a ferida todos os dias;
  • não deixar o pet lamber ou coçar;
  • evitar que ele faça esforços – como subir e descer do sofá ou cama;
  • oferecer um analgésico indicado pelo médico caso sinta algum desconforto.

É normal o cão ficar quietinho nos primeiros dias. Se seguir todas as indicações do veterinário, geralmente a recuperação é bem rápida.

Mudanças físicas e de comportamento: o totó nunca mais será o mesmo?

Claro que sim! E pode amenizar justamente os hábitos incômodos, como demarcar território na casa inteira, “montar” na perna da pessoa, ou deixá-lo menos agitado.

Agora, a presença de mau comportamento, como destruição de objetos ou necessidades no local errado, não é a castração que muda. Isso só depende do tutor ou de um especialista para ensinar o animal.

No que mais a castração de cães ajuda?

A castração impacta em um dos maiores problemas da causa animal no momento: o abandono. O procedimento reduz a reprodução desenfreada nas ruas, o que é muito importante, pois impossibilita o nascimento de mais filhotes.

Foto: Canva

E como os cães que tem um lar também são afetados?

A castração diminui as chances que um cão fuja de casa para brigar com outros pets na rua, que vá atrás de fêmeas quando sentir que ela está no cio e de reproduzir.

Infelizmente, muitos tutores permitem que o pet acasale para pegar um filhote, mas depois abandona todos os outros na rua.

Assim, a castração é um dos principais meios para erradicar o abandono, prevenir contra doenças graves e aumentar a expectativa de vida do animal.  

Foto capa: iStock

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.