Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Quem cometer maus-tratos, terá que arcar com as despesas veterinárias

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

O projeto de lei não permite que o tutor passe impune após cometer o crime

Diante dos altos números de violência contra cães, o estado do Paraná quer diminuir o índice de maus-tratos praticado pelos tutores.

De acordo com a matéria do site Minuto Rural, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 351/2021. Agora, ela seguirá para sanção ou veto do Poder Executivo.

O deputado Paulo Litro, explicou que, durante a pandemia da Covid-19, cresceu o número de abandono e maus-tratos a cães.

Há vários tipos de agressões que deixam os cães debilitados. Caso aprovem o projeto, o tutor deverá arcar com todas as despesas do tratamento, afinal, somente ele terá culpa por deixar o próprio pet em estado precário.

Conscientização sobre o tema

Além disso, também serão ofertadas palestras de conscientização sobre o tema, ministradas por Organizações da causa animal. Contudo, a pessoa também deverá arcar com esses custos.

Segundo o deputado, o objetivo é contribuir com o trabalho dos protetores e dessas organizações.

Essa medida é importante, pois o país precisa de mais leis que protejam a vida dos animais. E, acima de tudo, mais projetos educacionais que possam mudar o comportamento dos tutores.

Por isso, o Totós da Teté acredita que educar e conscientizar são as principais ferramentas para erradicar o abandono e maus-tratos a cães.

O que é preciso saber

Os cachorros são seres com sentimentos e têm necessidades básicas. A adoção responsável inclui ter noção e informações sobre o mundo canino, como:

  • saber sobre o comportamento do pet;
  • entender o que o cão quer dizer para o tutor;
  • como gastar a energia dele de forma saudável;
  • saber a importância da castração;
  • e de levar o pet ao veterinário;
  • cuidar da alimentação do cão;
  • e da saúde física e mental do animal.

Muitos acham que isso é frescura, mas os cães também precisam de certos cuidados. Não é necessário comprar a cama mais cara do Petshop. Porém, o dono precisa, por exemplo, abrigar o cão com conforto e segurança em algum local da casa.

Por fim, proteger o pet do frio, sol, chuva e de outras situações desconfortáveis para ele, é um dever do tutor. Afinal, outros atos, além da agressão física, são considerados maus-tratos, como:

  • abandonar;
  • manter o pet em locais pequenos sem circulação e higiene;
  • não alimentar e não dar água;
  • negar assistência médica.

Segundo a Agência Brasília, o Disque-Denúncia somou 4.036 queixas em 2021. Sendo que, um quarto delas, foram relatos de crueldade ou descuido contra os animais. Ou seja, é uma realidade alarmante e ignorada por muitos.

Fonte: https://www.minutorural.com.br/noticia/7961/agressores-serao-obrigados-a-arcar-com-despesas-veterinarias-de-animais-vitimas-de-maus-tratos#:~:text=No%20Paran%C3%A1%2C%20agressores%20que%20cometerem,23)%2C%20na%20Assembleia%20Legislativa

Você também pode gostar

JJ – Uma anjinha da guarda

Tempo de leitura: < 1 minuto JJ é uma cadelinha que sente todas as vezes que a dona está prestes a ter um início de uma mastocitose, doença rara caracterizada pela proliferação

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.