Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Saiba como identificar se um cão está sofrendo maus-tratos

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Um cão maltratado pode apresentar sinais físicos e em seu comportamento

Enquanto muitos pets têm a saúde e bem-estar zelado pelos seus tutores, outros cães sofrem maus-tratos dentro da própria casa. Lembrando que, recentemente, a Lei 14.064, de 2020, aumentou a pena de maus-tratos a cães e gatos de 2 a 5 anos de reclusão.

Maltratar um animal não se enquadra “somente” em agressão física. Manter um cão preso permanentemente; sem ventilação; sem abrigo de sol ou chuva; não proporcionar alimentação; higiene; entre outras situações, também é considerado maus-tratos.

Mas como identificar se um cão está sendo maltratado? Primeiramente, é preciso se atentar aos sinais físicos e comportamentais do bichinho.

Foto: Canva

Cachorros que sofrem agressões constantes costumam ter um comportamento mais agressivo, pois querem se defender de um possível ataque. Outros são mais acuados, pois também temem sofrer violência.

Contudo, ao notar que um cão apresenta sintomas de constante medo ou ansiedade, é necessário ficar atento. Assim como, se ele também apresentar com regularidade, hematomas e lesões pelo corpo.

Quais são os outros sinais que é preciso estar atento?

Conversamos com o médico veterinário e especialista em comportamento animal, Lucas Berzotti, sobre os indicativos que o cão pode apresentar de que está sendo maltratado.

Totós da Teté – Quais são os sinais físicos no corpo do cachorro que a pessoa pode identificar que ele sofre maus-tratos?

  • Podemos procurar por lesões diversas, pensando em possíveis agressões que animal possa ter sofrido;
  • Presença de miíases (bicheira) sem tratamento, também podemos suspeitar de maus tratos, devido à falta de cuidados com lesões do animal;
  • Escore corporal muito baixo ou muito alto (muito magros ou muito obesos);
  • Presença de ectoparasitas.
  • Além disso, o ambiente onde animal fica é uma boa maneira de verificar a condição de maus tratos:
  • Animais presos a correntes;
  • Sem acesso a água e\ou comida;
  • Sem proteção contra o sol, chuva ou frio;
  • Locais sem higiene;
  • Sem cuidados veterinários.

Totós da Teté – Quais são os sinais no comportamento dele que é possível identificar isso?

O comportamento deve ser analisado juntamente com outros fatores. Não é possível decidir sobre questões de maus-tratos contra um cão levando em conta isoladamente o comportamento. Contudo, existem algumas características que podem nos dizer algo sobre esse assunto:

  • Animais extremamente medrosos;
  • Com agressividade em muitas situações;
  • Animais com comportamento estereotipado (gira em torno do corpo, marcha parado, por exemplo);
  • Com comportamento exacerbado (latido excessivamente, lambedura excessiva…).
Foto: Canva

Não se cale diante de uma possível situação de maus-tratos!

Totós da Teté – Se a pessoa resgatar um animal que sofreu maus-tratos e levá-lo até o veterinário, quais são os primeiros passos para cuidar desse cão?

O primeiro passo realmente é levá-lo para um médico veterinário, assim garantimos que sua saúde será tratada. O segundo passo é fazer um manejo adequado com esse animal, comida de boa qualidade, água fresca, local seguro e limpo.

O terceiro passo é cuidar da saúde mental desse animal. Um histórico traumático de maus-tratos pode trazer comportamentos que prejudicam o próprio animal e todos que convivem com ele.

Foto: Canva

Uma ajuda profissional será bem-vinda, seja de um médico veterinário comportamentalista, adestrador ou consultor de comportamento animal. Lembrando que todo pet deve ter seu bem-estar preservado. A reflexão sobre bem-estar animal que mais me agrada é a que diz:

“Temos que dar a esses animais uma vida que valha a pena ser vivida. Na verdade, uma vida decente, porque tudo vai morrer um dia. A natureza, inclusive, pode ser muito mais cruel do que o homem. O problema é quando os animais são maltratados” (Temple Grandin)

Como denunciar o agressor?

Em uma situação delicada como esta, antes de tudo, é preciso prestar queixa para as autoridades. Em cada estado do Brasil há um contato do disque-denúncia para registrar casos de maus-tratos.

É necessário ter provas concretas de que o animal está sendo maltratado, ou seja, é preciso fotos, vídeos, ou registros que comprovem a acusação.

Por fim, muitas denúncias são feitas sem provas e, por isso, a polícia não consegue atuar e ir atrás do agressor. Fazer denúncias falsas também é crime e tem pena, conforme previsto no Artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Por que adotar um cachorro?

Tempo de leitura: 2 minutos O número de cães abandonados diminuiria drasticamente se essa pergunta fosse respondida antes de adotar um cão

Leia mais

Will Rogers

Tempo de leitura: < 1 minuto “Se não houver cães no céu, então, quando eu morrer, quero ir aonde eles foram”

Will Rogers

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.