Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Heterocromia – A anomalia que deixa o totó com um olho de cada cor

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você já viu um cachorro com cores diferentes em cada olho, é por causa da heterocromia, uma anomalia causada pela quantidade de melanina na região ocular.

A melanina é uma substância que dá pigmentação na pele, pelos e olhos. Quando acontece uma alteração em um específico gene e cromossomo que indicam a quantidade de melanina de cada olho, ocorre a heterocromia.

Tanto os humanos, quanto os cães podem ter essa anomalia, que é inofensiva e genética na grande maioria dos casos.

Conversamos com a médica veterinária especialista em oftalmologia, Angélica Massumi Ito Komura, para entender mais sobre a beleza singular dos olhos multicoloridos.

Totós da Teté – O que causa a heterocromia? Quais são os tipos?

Veterinária – A alteração da coloração da íris (um olho de cor diferente do outro) tem causas genéticas ou adquiridas.

Elas podem ser adquiridas por glaucoma, traumas e inflamação na íris. As doenças infecciosas podem gerar inflamação nas áreas vascularizadas como a íris e com isso alterando a sua colocação.

A intensidade da melanina é que dá a cor aos olhos. Quanto mais melanina, mais a cor da íris será escura, já quando não se tem nada de melanina, o olho é azul.

Segundo a doutora, a heterocromia tem três tipos:

  • Completa – Quando a íris tem cores completamente diferentes.
  • Setorial – Quando os setores da íris possuem distintas cores.
  • Central – Quando a área central da íris possui cores diferentes.

Totós da Teté – Os cães já nascem com heterocromia ou podem adquirir após o nascimento?

Veterinária – A maioria dos cães já nascem com essa anormalidade, mas quando adquiridos, podem mudar a cor dos olhos por vários fatores. Até mesmo doenças sistêmicas podem mudar a cor de um dos olhos.

Se os olhos dos seus totós sempre foram castanhos e do nada começou a ganhar uma tonalidade diferente, leve-o ao oftalmologista.

3* Quais são as raças mais propensas a terem?

Veterinária – As raças que têm os olhos azuis podem ter mais predisposição a nascer com olhos de diferentes cores, como um azul e o outro castanho, mas os sem raças também podem nascer com essa anomalia.

Cães de raças mais propensas:

  • Dogue Alemão
  • Husky Siberiano
  • Pastor Australiano
  • Border Collie
  • Catahoula Cur
  • Welsh Corgi
  • Dálmata 

Totós da Teté – Em quais casos o tutor deve procurar um veterinário para cuidar da heterocromia?

Veterinária – Os tutores devem se preocupar principalmente quando o animal tem essa diferença de cor dos olhos repentinamente, pois pode ser alguma doença sistêmica que esteja influenciando na mudança repentina da cor de um dos olhos.A heterocromia, na maioria dos casos, não influencia na visão.

Beleza no olhar

Se o seu totó já nasceu com essa anomalia e sempre enxergou perfeitamente, sinta-se sortudo por ter um cãozinho único e de olhos tão lindos como o dele. Como já dito, se for genética, a heterocromia não causa nenhum mal à saúde ocular do pet.

Você também pode gostar

Hank: autor de um final feliz

Tempo de leitura: < 1 minuto Um bom herói tem que ter a sua história contada, certo? Ulysses fez uma declaração no Twitter para o seu totó, demonstrando muita gratidão por

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.