Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Fonoaudióloga adota cão surdo que está aprendendo linguagem de sinais

Cao-Surdo-Aprende-Linguagem-de-Sinais
Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

O que muitos veem como defeito, a tutora viu a surdez do pet como diferencial. Já ele, encontrou alguém que “fala sua língua”.

Para quem não acredita em destino, essa história vai surpreender. Segundo uma matéria publicada na People, a fonoaudióloga Allison Arnold, sempre atendeu crianças com deficiência auditiva e tinha o desejo de adotar um totó.

Com a ajuda do seu esposo, ela estava olhando a página de adoção da Best Friends Animal Society, uma renomada ONG de animais, fundada em 1984, nos Estados Unidos. Foi lá que ela viu Sailor, um simpático totó de olhos azuis e surdo

Allison se apaixonou por ele na hora e tomou as providências para adotá-lo, e descobriu que Sailor estava sendo adestrado. Um membro da equipe do abrigo fez uma pesquisa sobre linguagem de sinais americana para cães e criou apostilas com dicas de treinamento de cães surdos e sinais com as mãos. 

Depois de saber que o cachorro iria para um evento de adoção, o casal marcou o grande dia no calendário para que pudessem encontrá-lo. Eles não tiveram dúvidas que queriam aquele totó. 

Logo após o evento, Sailor já foi morar com a nova tutora. Ela disse à revista People, que houve um período de transição para o totó se habituar ao seu novo lar.  Segundo ela, o treinamento da linguagem de sinais exige paciência, criatividade, mas também se divertem muito.

Allison continua praticando com Sailor, que por sinal, está indo muito bem. Inclusive, seu nome mudou para Thomas, pois ele conseguiu entender mais facilmente os sinais com esse nome. 

Muitos cachorros são abandonados depois de apresentarem alguma deficiência. Seus tutores alegam que é por falta de tempo e dinheiro

Antes de comprar e adotar, questões como essas devem ser levadas em consideração. Os cachorros também adoecem e dão gastos. 

O adestramento é muito importante para o bom convívio com o pet e facilita muito a comunicação com o tutor. O caso da Allison com o seu totó surdo é uma prova disso. 

Os cães são muito inteligentes, mas precisam de treinamento, feito pelo tutor ou por um profissional. Sozinhos eles não podem adivinhar o que o dono espera dele. 

Jamais o tutor deve utilizar métodos agressivos para ensinar o pet. Além de assustá-lo, ele não vai aprender. Explicamos na matéria Adestramento em casa – o que NÃO fazer, como ensinar corretamente o pet. 

Educar alguém exige tempo e paciência, com os totós não é diferente.

 

Trechos traduzidos da Fonte: https://people.com/pets/deaf-dog-adopted-by-speech-pathologist-learning-sign-language/

Foto: Best Friends Animal Society

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.