Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Adotei um totó: o que devo fazer primeiro?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 4 minutos

Resgatar um animal das ruas ou de um abrigo é um passo muito importante e uma atitude nobre. Se você já adotou o seu cãozinho ou ele está prestes a chegar em sua nova casa, parabéns por essa escolha. Atualmente, há mais de 20 milhões de animais no Brasil, esperando por um lar.

Contudo, adotar um cachorro também requer grandes responsabilidades e bastante atenção por parte do tutor. Caso você precise de boas dicas, conversamos com a advogada e fundadora do projeto Resgatando Amor, Daniela Ourique, sobre os primeiros passos para essa nova vida pós adoção.

Essa é uma fase de adaptação para o tutor e para o pet, pois os dois estarão se conhecendo. Por isso é muito importante que seja criado um vínculo com o cachorro desde o primeiro dia.

“Passeios, carinhos e brincadeiras são as melhores formas. Nos primeiros dias, faça carinho no animal para que ele fique seguro e não tenha medo do seu toque. Esse é um processo importante, principalmente porque muitos cães resgatados sofrem violência nas ruas. Em especial, cuidado com as brincadeiras com varetas e paus maiores, eles podem remeter à violência que o animal tenha sofrido”. Essa é uma das dicas do Manual Instruções para Adotante, do Resgatando Amor, e que ajuda muitos tutores iniciantes que não sabem o que fazer.

Um dos fatores de maior preocupação é com a saúde do seu peludo. “Nós temos uma preocupação muito grande em orientar os adotantes sobre a vacinação, especialmente os filhotes quando são entregues sem o protocolo completo de vacinação, além de levar ao veterinário sempre que necessário.

Reforçamos também a importância de sempre acariciar o corpo todo do animal, principalmente os mais peludos, para buscar dermatites, pulgas e carrapatos e manter o antipulgas em dia.”, sugeriu Daniela.

Todos os cachorros precisam tomar algumas vacinas bem importantes, como a V10 ou V8 (contra cinomose, leptospirose, corona vírus canino, entre outras doenças). Lembrando que o seu totó só poderá passear quando as primeiras doses das vacinas estiverem em dia, pois só elas o protegerão de várias doenças que podem ser contraídas facilmente nas ruas.

Segundo o Projeto Resgatando amor, há preparos e itens bem básicos que você deve ter para recebe-lo em casa.

– Uma coleira (com identificação), uma guia e um peitoral (de acordo com o tamanho do animal) – Na nossa matéria sobre coleiras você pode tirar todas as dúvidas sobre qual a ideal para o porte e personalidade do seu totó;

– Um pote de água (médio ou grande) e um pote de comida (tamanho vai depender do animal);

Tapete higiênico ou jornal (para que o cão faça suas necessidades); Você pode conferir dicas básicas de como ensiná-lo a fazer xixi no lugar certo;

Ração e petiscos, recipiente para armazenar a ração;

Escova de pelos;

Caminha confortável;

Roupinha para os dias de frio (opcional);

Brinquedos (preferencialmente os mais resistentes, para que eles não arranquem pedaço e engulam plástico ou enchimento de pelúcias);

Saquinho de cocô (para recolher as necessidades no passeio);

Rede de proteção para apartamentos.

Após ter todos os itens em casa, é de extrema importância que o totó sinta realmente que esse é o novo lar dele e que ele terá muito amor. É normal o pet se sentir confuso ou com medo do novo lugar, por isso o tutor deve dar muita atenção e carinho ao peludinho, além de ter paciência com essa fase de adaptação. De acordo com o Manual do Resgatando Amor, o primeiro passo é apresentar a casa para o cão:

“Mostre para ele onde é o lugar de xixi e cocô, onde ele vai dormir e sua caminha, onde está a água e a comida. Nos primeiros dias (até 15 dias), é normal que o cãozinho estranhe o novo ambiente, chore, faça suas necessidades no lugar errado. Tenha paciência e aproveite para ir demonstrando todo seu afeto e também educando.

Se você tem outro cachorro, é importante fazer a primeira apresentação num local neutro, não na casa onde o peludo já mora e considera como seu território. Passeios familiares são sempre muito bons para estreitar os laços entre eles. No primeiro momento, eles vão se cheirar, fique por perto. Sinais de tensão: orelha pra trás juntamente com rabo entre as pernas. Rabo balançando não é problema!

Evite qualquer coisa que possa gerar disputa – seja um biscoito, um ossinho, um brinquedo ou até a casa toda dando atenção ao novo integrante e deixando de lado o antigo. Faça brincadeiras para todos juntos: correr atrás da bolinha, brincar de pega-pega… Até você ter certeza de que é possível deixá-los juntos na hora da refeição, separe cada um num canto com seus potes de comida pra evitar briga, e fique por perto e de olho.”

Daniela alerta que é muito importante a questão do passeio – especialmente para quem mora em apartamento – deve sair duas vezes ao dia com o totó. “Cada cachorro tem uma personalidade – alguns são mais carentões e querem sempre companhia ou são super agitados e gostam de brincar bastante (como filhotes).

Nesse caso, se o adotante fica fora o dia todo, recomendamos que coloque o animal em creches caninas ou contrate um passeador para o bichinho não ficar sozinho o tempo inteiro e também para não ter surpresas indesejadas (como destruição da casa).”

Enriquecimento ambiental, como brinquedos interativos e até mesmo músicas ou programas de TV, como o Dog TV, são ótimos para diminuir a ansiedade do seu totó, mas tudo isso, deve vir acompanhado com uma dose extra de amor por parte do tutor.

“O mais importante é o animal se sentir seguro – para isso, amor, carinho, atenção e conforto são essenciais. Passeios e atividades prazerosas como parques, piscinas – para aqueles que não têm medo  -, são excelentes para deixar o animal feliz por estar nesta nova rotina.”, concluiu Daniela.

Ficamos felizes por você escolher a adoção, com certeza seu pet te fará muito feliz. Outros totós aguardam uma oportunidade de ganhar amor, ter um lar e uma família para chamar de sua. Adotar é sinônimo de amar!

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.