Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Como ajudar cães de rua no frio?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Infelizmente, há milhões de cães nas ruas esperando por um lar. E com a diminuição da temperatura, os totós sentem muito frio, principalmente à noite. 

Apesar da pelagem funcionar como isolante térmico e esquentar o corpo deles, nos dias de inverno mais rigorosos, os cães podem sofrer muito e não conseguem pedir ajuda. O frio extremo pode dar até hipotermia no cão e ser fatal.

Por isso, preparamos uma listinha com dicas de como você pode ajudar caso veja um totó na rua passando muito frio. São gestos simples que salvam vidas. 

Cobertas quentinhas 

Mantas, cobertas, toalhas e tecidos quentinhos podem ajudar muito os totós que estão expostos nas ruas. Esses itens aquecem o corpinho deles e bloqueiam a corrente de ar e a baixa temperatura. Sabe aquela coberta ou manta parada no guarda-roupa e que você nunca mais usou? Fornecê-la para um totó desprotegido pode fazer toda a diferença em um dia frio. 

Doação – de um pet para o outro

Caso você já tenha um pet em casa, provavelmente tem vários itens que ele não utiliza mais, como uma roupinha, tapetinho ou outro objeto que dê um certo conforto. Já pensou em repassar para outro cão? Os cachorros de rua que ficam superexpostos ao frio podem contrair diversas doenças respiratórias e principalmente a gripe canina. A doação de remédios, agasalhos ou qualquer outro valor para uma instituição que você confie também é uma ótima ação. 

Use a criatividade 

Se você é criativa, há diversos materiais recicláveis que podem se transformar em uma linda casinha, como papelão, caixinhas de leite, caixotes, entre outros materiais, para que eles não tenham contato direto com a umidade do chão e peguem friagem. Dentro do local, forre com algum tecido mais quente para que ele se aqueça mais. 

Na internet você pode encontrar vários vídeos “do it yourself” (faça você mesmo). Agora, quem tem o dom de costurar e consegue dedicar um tempinho para trabalhar em prol dos animais pode pegar uma roupa ou tecido que não utiliza mais e transformar em um acessório quentinho para o totó. É um trabalho feito com muito amor e bem especial para eles. 

Alimentação é importante 

A quantidade de gordura corporal ajuda muito na hora de enfrentar o frio. Fornecer um alimento para o totó de rua vai ajudar com a fome e com a temperatura. Um potinho com água fresquinha também é ideal para ele matar a sede. Não se esqueça de retirar os potes após ele comer, pois outros cachorros podem lamber o mesmo recipiente e, caso um deles esteja infectado, pode adoecer os demais animais. 

Peça ajuda para uma ONG

Diversas ONGs e instituições acolhem cães para não passarem frio. Caso conheça alguma na sua região, informe a localização do totó ou peça um direcionamento do que deve ser feito. Há vários pontos de coleta que também aceitam doações de itens de inverno, como agasalhos e cobertas. 

Os protetores dos animais e as ONGs fazem um trabalho importante e diversos enfrentam superlotação, pois cuidam de muitos bichinhos ao mesmo tempo. Com certeza ficarão muito gratos se você puder ajudar de alguma forma.

Veja se na sua cidade promovem campanhas do agasalho para pets, ou algo do tipo, e pergunte aos seus amigos, vizinhos e familiares se eles têm interesse em participar. Quanto mais pessoas ajudarem, melhor!  

Se puder, aqueça o coração e o corpinho de um peludo, ajude os totós de rua!

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.