Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Abandono de cães com muita energia: veja as soluções

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Adotar um filhote sem nenhuma preparação para lidar com a alta energia dele é uma grande irresponsabilidade.

Na fila da adoção, os filhotes são os preferidos da grande maioria. Contudo, o abandono de cães com muita energia é bastante comum. Esse cenário é um resultado da falta de preparação dos tutores após a chegada do animal em casa.

Essa é uma fase de muito aprendizado para o bichinho. Ele precisa da atenção e suporte do tutor para aprender o que é certo ou errado, o que pode ou não fazer. Sem nenhuma instrução, o filhote não tem como adivinhar que não pode destruir aquele objeto, não fazer xixi em determinado lugar ou morder a mão de alguém.

Foto: Canva

Aliás, esse é um comportamento muito comum. Na fase em que os dentes estão nascendo, eles começam a mastigar e morder tudo o que veem pela frente. Além disso, os pequenos têm muita energia para gastar, são ativos. Assim, precisam brincar, correr e interagir através dre novos desafios.

O enriquecimento ambiental é um ótimo aliado para os filhotes, porque através das interações, eles conseguem expressar seus comportamentos naturais.

Foto: Canva

Ou seja, cavar, encontrar objetos, morder. Essas atividades possibilitam que o animal alivie toda a energia e ansiedade que ele sente com todas as novidades.

É preciso refletir que o filhote está em um lugar desconhecido, com pessoas que ele nunca viu. É comum ele sentir ansiedade, medo e ter comportamentos que aliviam esses sentimentos de alguma forma.

Outras formas de mudar a situação

O abandono de cães por muita energia é incabível, pois há diversas opções para melhorar o comportamento do filhote. Inclusive, se o tutor não tem tempo para se dedicar a ensinar e instruir o pet, há o trabalho dos adestradores. Esses profissionais treinam os cães para eles mudarem certos tipos de comportamento.

Outras possibilidades essenciais para melhorar os hábitos, são:

  •   criar uma rotina para o cão com horários;
  •   proporcionar uma socialização entre ele e outros animais e pessoas, após todas as vacinas estarem em dia;
  •   passear diariamente após a última dose vacinal;
  •   ter momentos de brincadeiras e interações entre o filhote e a família.

Contudo, quem ainda não adotou um cão, é necessário pensar bem se é possível proporcionar tudo isso a ele. Os cães são muito fofos, trazem amor e alegria para o lar, mas também dão muito trabalho e gastos.

Por fim, levar um filhote para casa não é como um test drive, se ele aprontar, manda embora. É preciso investir tempo e ter paciência até ele aprender o que o tutor deseja dele. Os cães são muito inteligentes, só precisam que os seres humanos tenham mais calma e conscientização para educá-los.

Até mais,

Teté.

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Lassie

Tempo de leitura: < 1 minuto A personagem Lassie foi criada pelo britânico Eric Knight no livro “Lassie Come Home” (no Brasil, “A Força do Coração”), que foi publicado como conto

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.