Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

A causa animal precisa de mais atenção!

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

A negligência com o pet também pode afetar o próprio tutor e outras pessoas, entenda como.

Sabia que a falta de conhecimento sobre a causa animal pode gerar diversos impactos negativos, não só para os cães, mas também para os humanos?

Já sabemos que a falta de planejamento — antes ou durante a adoção — pode afetar, principalmente, a qualidade de vida do animal e, posteriormente, levar ao abandono e maus-tratos.

Contudo, a indevida atenção para a causa animal também pode afetar milhares de pessoas e quase ninguém sabe disso!

O abandono de cães, por exemplo, contribui para o aumento de doenças zoonoses, o que atinge diretamente a saúde pública.

Foto: Soumen Hazra / iStock

Os animais nas ruas estão suscetíveis a contrair vários tipos de doenças graves e transmissíveis, como raiva, leptospirose, que podem afetar animais e humanos.

Ou seja, quando um tutor abandona e acha que está “se livrando do problema”, na verdade, está criando um outro muito maior, pois contribui para o aumento de:

  • lotação de animais em abrigos;
  • mais cães sem um lar responsável;
  • chances de acidentes no trânsito;
  • poluição ambiental.

Fora isso, dar atenção a causa também significa ter um olhar mais atento aos problemas. Quantas vezes você já presenciou um tutor ser negligente com um cão e não soube como agir?

Ou passou por uma rua e viu um cão amarrado em uma garagem? Ouviu um totó chorar por dias porque o tutor viajou e o deixou sozinho?

Essas negligências — sejam por falta de informação ou de respeito com o animal — afetam diretamente o bem-estar do pet e a convivência entre ele e o tutor.

A mudança começa agora!

Dar mais atenção à causa animal vai além de levantar a bandeira. É necessário tentar praticar a conscientização no dia a dia e promover mudanças diárias:

  • incentivar os tutores a castrar seus cães: aumenta a expectativa de vida e diminui a superpopulação de cães abandonados;
  • educar crianças sobre a causa animal: ajuda na formação de pessoas engajadas futuramente;
  • divulgar adoções: apoia o trabalho de ONGs e proporciona uma nova família ao animal;
  • compartilhar conteúdos: prepara tutores para serem responsáveis com seus pets;
  • fortalecer o vínculo com o pet: melhora a saúde física e emocional de ambos, animal e humano;
  • levar informação: muda a visão das pessoas em relação aos cães;
  • saber mais sobre a lei de proteção animal: garante que o animal seja tratado devidamente e busca justiça em caso de maus-tratos e abandono.

São inúmeras as ações que podemos tomar para dar visibilidade à causa animal e contribuir para um mundo mais compassivo, não só para os animais, mas também para os humanos.

Seja através do ativismo, de um voluntariado, ou de qualquer outra ação que envolva investir tempo e / ou recurso com a causa, qualquer pessoa pode doar um pouco do seu tempo para transformar a vida inteira de um outro ser.

Até a próxima,

Teté

Foto capa: PeopleImages / iStock

Você também pode gostar

Crianças que leem para os totós

Tempo de leitura: 2 minutos A leitura é muito importante para adquirir conhecimento e aprendizado. Para as crianças, esse hábito vai além: ele ajuda no desenvolvimento intelectual e na criatividade,

Leia mais
Capa coluna do dia 6
Colunistas & Protetores

Adote com responsabilidade

Tempo de leitura: 2 minutos Quando adotamos nosso primeiro bichinho, meus pais logo avisaram: “é para toda a vida!”. E assim, desde muito cedo, entendemos que adotar um animal traz,

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.