Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Ajudar cães vulneráveis é uma arte!

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 4 minutos

Projeto em Porto Alegre realiza leilão de esculturas para apoiar protetores da causa animal

O ano de 2020 foi ainda mais desafiante do que o normal para os protetores envolvidos com resgate, cuidados e adoção de cães abandonados à própria sorte. Mas iniciativas de apoio criativas e eficientes também pintaram em meio ao caos da falta de recursos.

2020 não acabou sem a realização da segunda edição do leilão beneficente do projeto Bendito Bicho, em Porto Alegre (RS). Depois de um bem-sucedido evento em julho, as voluntárias da causa organizaram outro, em novembro. De novo virtual, pela conta do Instagram, mas dessa vez de esculturas — e com a participação de seis artistas brasileiros identificados com a causa. 

Esse foi o ponto alto do evento! Artistas engajados e empolgados, com obras muito lindas e especiais, que encheram os olhos do público e abrilhantaram o evento que por si só já carrega um poderoso apelo: ajudar os cães. A arrecadação chegou a R$ 1,7 mil, com os quais foi possível quitar dívidas em clínicas e pet shops que acolheram animais resgatados das ruas. 

“Um dos objetivos do Bendito é inovar, sempre fazer coisas diferentes. Ousar dentro da causa animal” — explica Márcia Messa, uma das idealizadoras do projeto e organizadora dos leilões.
O Bendito Bicho (@benditobichopoa) reúne voluntárias desde 2016 na capital gaúcha. Usa fotografia, contação de histórias e eventos para conscientizar a comunidade sobre a importância da adoção responsável.

Cadela Baleia, do artista plástico pernambucano Marcos de Sertânia

Os lances para a compra das esculturas começaram antes, via comentários em posts, na medida em que publicações na conta do projeto no Instagram exibiam as peças. No grande dia do leilão, online e ao vivo, quem entrou na Live precisou cobrir esses lances.

Fernanda Roberta Scholtz deu lances para todas as obras durante os dias que antecederam o leilão e acabou não levando nenhuma, porque na data do evento mesmo ela não pôde estar. Teve frustração, sim, mas a felicidade com o sucesso do evento foi maior: “Sigo o Bendito nas redes sociais e achei as obras muito bonitas, fora que queria ajudar mesmo. É uma causa muito bonita, e a admiração pelo trabalho da Márcia é muito grande”.

Cristiano Dickel suou a camiseta para arrematar uma obra. Devoto de São Francisco, ele ficou de olho em duas esculturas que retratavam o Santo Protetor dos Animais. “Quando saiu a divulgação das peças, eu disse para a minha esposa: olha, um dos dois vai ter que ser nosso”, comenta. A motivação? “As obras são de extremo bom gosto, mas se for escolher a principal motivação foi mesmo pelo grande apreço que temos pela causa animal”, afirma.

Conheça as obras e o que disseram os artistas do leilão Brasil AnimAU

Artistas de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, sensíveis à causa animal, doaram suas obras para apoiar quem precisa e o resultado não poderia ser mais lindo! Em papel maché, como a obra doada por Tita (Os gatinhos da Sorte), do @titaleke, ou em madeira, como a cadelinha Baleia doada pelo conceituado artista pernambucano @marcosdesertania74 , ficou claro que o conjunto das esculturas mostrou que a arte também se faz e se desfruta com compaixão e empatia.

Confira os depoimentos de alguns artistas participantes

Larysse Zanchin, do @larycotaoficial , doou uma obra em crochê de São Francisco: “Conheci o Bendito em 2020, foi demais poder retribuir aos animais de alguma forma esse amor que eles têm pela gente”.

Priscila Flores, do @mig_art_design, uma marca autoral gaúcha, doou o Doguíneo Mexicano, uma peça exclusiva: “Desde criança convivo com bichinhos. Os animais são um sopro de esperança e amor. Nada mais justo que ajudar essa causa tão nobre. Acompanho o trabalho da Márcia e fiquei feliz com o convite, em poder ajudar de alguma forma esse projeto incrível”.

Jessi Biscuit, da @jessi_biscuit , doou uma miniatura de São Francisco: “O que mais me motivou a participar do projeto foi saber que estaria ajudando, mesmo que de forma singela, os animais. Sou extremamente apaixonada por eles e meu coração derrete cada vez que vejo algum animalzinho em condições precárias. Várias vezes já resgatei, dei lar temporário, adotei… Então eu não pensaria duas vezes em ajudar com o meu trabalho”.

Christina, do @cfiuza , faz esculturas em cerâmica e doou um cão e um gato: “Desde que eu comecei a trabalhar na área artística, conheci diversas pessoas que lutam por essa causa e tive um apoio gigantesco delas. Essas relações me fizeram criar mais consciência e em como posso ajudar ou não. Com o Bendito Bicho não foi diferente. Admiro demais o trabalho deles. Eu quis retribuir. Acho que a mensagem que eles passam que mais me motiva é que cada um de nós pode ajudar de alguma forma. A gente só tem que encontrar a nossa forma”.

Para saber mais sobre os artistas:

https://www.instagram.com/marcosdesertania74/
https://www.instagram.com/titaleke/
https://www.instagram.com/larycotaoficial/
https://www.instagram.com/mig_art_design/
https://www.instagram.com/jessi_biscuit/
https://www.instagram.com/cfiuza_/

Loraine Luz @luzloraine

Jornalista formada pela UFRGS desde 1998, com experiência de mais de 10 anos em redação de jornal e freelancer desde 2007. Dedica-se mais intensamente à causa animal desde 2014, escrevendo sobre ou resgatando cães, castrando e encaminhando para a adoção.

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.