Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Quais são as principais causas do abandono de cães?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Aqui no blog da Totós da Teté já alertamos para como denunciar crimes de maus tratos contra cães, incluindo o abandono. Mas o que leva alguém a abandonar um cão na rua? É preciso conhecer as causas desse problema, para que possamos prevenir. Caso contrário, estaremos sempre “enxugando gelo” e com abrigos de resgate lotados.

Pesquisadoras(es) da Faculdade de Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo publicaram um artigo sobre as descobertas científicas relacionadas ao abandono de cães. Esse é um grave problema no Brasil e “um desafio público e cultural de solução de longo prazo, que necessita do olhar atento de toda a sociedade. (p. 34)” Ou seja, todos precisam contribuir para acabarmos com o abandono: divulgando informação para amigos e familiares, denunciando e se engajando em ações da sociedade. Conhece algum familiar ou amigo que quer adotar um cão? Compartilhe esse texto, alertando sobre as suas responsabilidades!

Segundo as(os) autoras(es) do artigo, há pouca pesquisa sobre o tema no Brasil. Eles se basearam em estudos feitos nos Estados Unidos, como um primeiro passo para entendemos a realidade brasileira. Os vencedores do ranking dos motivos de abandono são:

  • 1º Lugar: problemas comportamentais dos cães (46,8%)

É a principal causa de abandono nos EUA, presente em 46,8% dos casos. Aqui na Totós da Teté temos diversos conteúdos e dicas práticas de como lidar com essas questões, como os latidos. É importante que antes de adotar ou adquirir um animal a pessoa esteja plenamente consciente e informada sobre os comportamentos naturais daquela espécie e como irá lidar com isso. Não dá para conviver um cão e esperar que ele se comporte como um gato, certo? Se ainda desejar um cão, a pessoa precisará ensinar os comportamentos e comandos adequados. E sim, isso leva tempo, dedicação e dinheiro!

  • 2º lugar: mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano (presente em 29,1% dos casos)

Essa causa não tem relação alguma com o cão e diz respeito às mudanças de vida de seu tutor. Ao adotar um cão, é preciso atender as suas necessidades físicas e comportamentais por tempo médio de 15 anos. Precisa se mudar de cidade, estado ou até mesmo de país? A pessoa precisará arcar com os custos do transporte e morar em um lugar que aceite animais.

  • 3º lugar: o estilo de vida do proprietário do cão (presente em 25,4% dos casos)

Esse motivo também tem relação com as mudanças de vida das pessoas e servem como “desculpa” para o crime de abandono. Por isso, pense bem antes de adotar!

  • 4º lugar: diferença entre a expectativa ao adquirir o cão e a realidade de cuidados necessários (presente em 14,9% dos casos)

Muitas pessoas adotam porque o animal é “fofo” ou para agradar os filhos, sem pensar na enorme responsabilidade e nas suas necessidades físicas e comportamentais. Por isso, são comuns as causas de abandono citadas acima, pois as pessoas cometem atos impulsivos sem a devida responsabilidade que implica o cuidado de uma vida. E o pior é que todos acabam pagando o preço desses atos! Segundo as(os) pesquisadoras(es) “o abandono de animais é considerado uma ameaça potencial nas áreas de saúde pública (devido às zoonoses), social (desconforto com relação ao comportamento animal), ecológico (principalmente, no que se refere ao impacto ambiental) e econômico (custos com a estratégia de controle populacional). p. 35”

Vamos mudar essa realidade? Compartilhe esse texto!

Fonte: Alves A. J. S. e; Guilloux A. G. A.; Zetun C. B.; Polo G.; Braga G. B.; Panachão L. I.; Santos O.; Dias R. A. Abandono de cães na América Latina: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 2, p. 34-41, 1 jul. 2013. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/16221

Sobre a autora:
Rebeca Lins é cientista política, amante dos animais e da natureza e realiza trabalho voluntário apoiando protetores de animais da cidade de São Paulo.

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.