Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Julho Dourado: saiba a importância de vacinar o seu cão

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Doenças graves, como as infecciosas e zoonoses, só podem ser prevenidas através da vacinação.

A campanha Julho Dourado busca conscientizar os tutores sobre a importância da vacinação na vida dos cães.

Para proteger o pet contra doenças perigosas é necessário seguir o protocolo de vacinação que o médico veterinário indicar, pois a vacina é o único método de prevenção.

Com 45 dias de vida, o totó já pode tomar a primeira vacina, V8 ou V10. As duas vacinas protegem contra:

  • Parvovírus;
  • cinomose;
  • adenovírus tipo 1 e 2;
  • parainfluenza;
  • coronavírus (canino);
  • leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira canicola.

O que difere uma da outra é a proteção contra duas cepas a mais de leptospirose (doença do rato) na V10. Normalmente, é o médico veterinário quem decide.

Depois de tomar uma das vacinas, o pet estará protegido para sempre?

Não! Apesar de algumas vacinas terem doses únicas, tanto a V8 como a V10, precisam de doses de reforço.

Isso garante a proteção e imunidade do animal. Caso ele deixe de tomar o reforço, as chances de contrair ou transmitir algumas doenças será muito maior.

Fora isso, é fundamental respeitar os intervalos entre as doses recomendadas pelo médico veterinário. Não seguir as orientações pode deixar o pet suscetível às doenças.

Vacinas essenciais para os cães ficarem imunes contra doenças perigosas

Antes de adotar um animal, é muito importante se planejar para cuidar da saúde do pet e se comprometer a levá-lo em consultas e custear os gastos. Não cuidar da saúde do bichinho pode sujeitá-lo a doenças perigosas e transmissíveis.

Foto: Canva

Conversamos com a médica veterinária Jéssica Navea, sobre a importância das vacinas e os riscos que o animal fica sujeito ao atrasar as vacinas. Veja a seguir.

Totós da Teté – Quais são as principais vacinas que os cães devem tomar, além da V8 /V10?

Veterinária – Além da principal vacina V8/V10, que os cães devem tomar anualmente e obrigatoriamente, é contra o vírus da raiva. Apesar de ser um vírus controlado, ainda há casos em várias regiões do Brasil.

Quando o animal se contamina, principalmente ao entrar em contato com o morcego, é fatal, pois acomete o sistema nervoso central, levando a óbito.

Outra vacina de relevância, principalmente no inverno, é a da traqueobronquite infecciosa, conhecida também como tosse dos canis, contra a bactéria Bordetella Bronchiseptica.

É indicada a vacinação por ser uma doença altamente infecciosa, porém é considerada opcional pois a vacina reduz o agravamento dos sintomas e a duração.

Além disso, reduz o tempo de excreção da bactéria em animais vacinados. Ou seja, ela não impede que o animal pegue a doença, mas reduz a sintomatologia e sua excreção.

Riscos

Totós da Teté – Quais são os riscos de não vacinar adequadamente o bichinho de estimação?

Veterinária – Ao quebrar o protocolo vacinal e perder as datas indicadas pelo veterinário, o tutor pode expor o animal há outros animais doentes, usar vacinas “baratas” e de indústrias não confiáveis, aumentando o risco do animal contrair uma doença fatal, levando muitas vezes a tratamentos longos, e até mesmo ao óbito.

Foto: Canva

Totós da Teté – Quais são os principais desafios enfrentados pelos tutores quando para manter o calendário de vacinação atualizado?

Veterinária – Acredito que um dos desafios de se manter o calendário de vacinação atualizado atualmente é a disponibilidade de tempo.

Com a pandemia, houve um aumento significativo de pessoas trabalhando em home office, sem locomoção adequada para transportar o animal até uma clínica.

Com isso, os veterinários têm se adaptado às diversas famílias, levando o tratamento ou a prevenção, até suas casas com atendimento domiciliar.

Outro fator é a programação de agenda e até financeira, pois nem todas as pessoas têm condições necessárias para ter um animal. Há também a crença de que vacinar faz “mal” ou que o animal do “fulano” morreu ao ser vacinado.

Não acredite em tudo o que você lê ou ouve, pois muitas vezes é fake news. Vacinas salvam vidas, mantém seu animal saudável e dificilmente tem reações. É um ato de cuidar do membro mais importante da família.

Foto capa: RossHelen

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.