Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Benefícios de adotar um cão adulto

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Os cães adultos são menos adotados do que os filhotes em abrigos, mas

Ao optar por adotar um cão, a pessoa escolhe um filhote por querer acompanhar o crescimento dele desde o início.

Por isso, infelizmente, os totós adultos acabam permanecendo por muito tempo – até anos – dentro dos abrigos à espera de uma família.

Conversamos com a Daniela Ourique, advogada e uma das fundadoras da ONG Resgatando Amor, sobre as vantagens de ter um cão adulto como companheiro em casa e o motivo de eles ficarem em desvantagem em relação aos filhotes.

“Acredito que o maior motivo pelo qual os cães adultos tenham menos apelo para adoção seja por não terem mais aquela carinha fofinha de filhote pela qual todos se apaixonam.”, disse.

“Todo mundo sempre quer um bebê para cuidar. O problema disso é quando o bebê cresce e a família perde o interesse por ele ter se tornado um animal mais independente ou um animal “grande”, não sendo mais aquele bibelô de meses atrás”, falou Daniela.

Chances reduzidas

Segundo Daniela, quanto mais o filhote cresce, ainda que antes de completar 1 ano, suas chances de adoção vão reduzindo.

“Por outro lado, muitas vezes essas pessoas se frustram com o trabalho excessivo que um filhote dá, seja para aprender bons modos ou a não destruir objetos da casa”, opinou.

“Muitas pessoas também querem adotar um filhote por acreditarem que a adaptação seja mais fácil, por acharem que um cão adulto demorará a se encaixar na rotina e medo de o cão adulto ter traumas. Alguns até imaginam serem bravos e agressivos por terem sofrido maus-tratos. Além de tudo isso, ainda existe o incômodo com machos adultos pelo comportamento comum de levantar a perninha para fazer xixi”, ressaltou.

Os cães adultos e filhotes podem ter esse comportamento se não forem ensinados a ter um outro comportamento.

Tudo é uma questão de tempo e adaptação para eles aprenderem as “regras” que o tutor espera.

Adotar é um gesto grandioso de amor. Muitas pessoas desejam ter um companheiro de quatro patas adulto, mas nunca tiveram conhecimento sobre os benefícios que eles podem trazer para o lar.

Daniela Ourique fez um top 05 das vantagens de adotar um totó adulto.

1. São mais comportados

Eles já não têm mais a euforia e a agitação de filhotes, entendem a hora de comer, de dormir. Embora cada cão tenha um comportamento diferente do outro e alguns sejam mais ativos mesmo depois de adultos, o cão adulto tende a roer menos os objetos da casa e das pessoas da família, necessitar menos de atividades intensas e de monitoramento o tempo todo.

2. Já têm a personalidade formada

O que facilita para adequarmos o perfil do animal ao perfil da família adotante. Costumamos ter conhecimento de seus relacionamentos com crianças, outros animais, do seu comportamento padrão, das suas preferências de alimentação, brincadeiras, passeios.

3 – São extremamente gratos

Devido a nova oportunidade e por isso se esforçam muito para agradar a nova família. São rápidos para aprender o que lhes é ensinado e compreender as broncas, até se arrependem quando fazem algo que é desaprovado, logo pedem carinho como um pedido de desculpas.

4. Pacientes com as crianças

Suas brincadeiras são mais comedidas, tendem a preferir descansar boa parte do dia em vez de procurar artes para fazer.

5 – Dão menos trabalho no dia a dia do que filhotes

Gostamos de dizer que desenvolvem e aprimoram a empatia na família adotante, pois demandam que essas pessoas tenham um respeito profundo pelo seu passado, desenvolvam paciência e compreensão especialmente durante a fase de adaptação e possam amar e dar carinho sem limites ao cão adotado.

Adoção responsável

Muitos cães adultos que vivem em abrigos costumam ter uma história triste. A família abandonou ou vieram das ruas. Dar muito amor e carinho é crucial para que ele comece a se sentir mais à vontade na nova casa.

Mas antes de ir até uma feira de adoção escolher um cãozinho adulto, a pessoa deve estar ciente de algumas coisas.

Segundo Daniela, é preciso ter respeito, paciência, carinho e cuidado especialmente na fase de adaptação, para que o animal possa se sentir seguro e inserido no ambiente familiar e na rotina.

“Animais não são equações matemáticas, são vidas que têm seu comportamento diferenciado em cada situação e ambiente, bem como com diferentes pessoas e outros animais”, disse.

“Há dicas que podem ajudar a ensinar a fazer xixi, a perder o medo, a passear na guia. Mas cada animal tem seu tempo e sua forma de aprender, e de demonstrar o que não lhe agrada, assim como nós! Contudo, sem dúvida alguma, raramente o adotante de um animal adulto se arrepende por ter feito essa escolha. Eles são gratos pela oportunidade de poder dar uma nova chance a esses cães”, concluiu.

Todos os totós merecem ter um lar, comida, higiene e muito amor. Um cão adulto já passou por muitas coisas.

Precisa de um tutor para amá-lo, uma caminha confortável e todo o carinho que não recebeu por muito tempo. Adote um totó adulto!

Você também pode gostar

Muttley

Tempo de leitura: < 1 minuto Muttleyou Rabugento,é o cachorro do incompetente vilão DickVigarista, na série de desenhos A Corrida Maluca. Ele não temnenhuma expressão verbal mas mostra seus sentimentos com duasações muito conhecidas…

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.