Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

O que é preciso para ter uma boa convivência com um cachorro?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

O comportamento do animal é a grande queixa dos tutores e o fator que mais gera abandono.

A fórmula perfeita para ter uma boa convivência com um cachorro é entender seu comportamento, suas necessidades e não humanizá-lo demais.

Muitos tutores se decepcionam porque o pet não obedece, late muito, é arisco ou apronta justamente quando o dono precisa descansar. Algo que pode acontecer facilmente caso o animal não seja adestrado.

Antes de mais nada, todo cachorro precisa gastar energia durante o dia e se manter ocupado. Caso isso não seja executado, o tutor terá um cão cheio de energia para lidar quando chegar do trabalho.

Cachorros entediados desenvolvem maus hábitos

Reflita: você não gostaria de passar o dia sozinho trancado em casa, olhando entediado para a parede, certo? Com um cão é igual.

Por isso, o pet que não recebe estímulos busca coisas acessíveis dentro de casa: morde o sofá, come o lixo, derruba os vasos de plantas, destrói chinelos.

Entenda, esse comportamento não é uma vingança! São modos que ele encontrou de aliviar o estresse através dos itens disponibilizados em casa.

Nossas ações e a forma como cuidamos do animal refletem no comportamento dele. Se o totó tiver brinquedos interativos e apropriados, e os objetos pessoais do tutor estiverem inacessíveis, nada será destruído.

Então, ao invés de permitir que o cachorro fique ocioso o dia todo:

  • Introduza enriquecimento ambiental para deixá-lo entretido;
  • contrate um dog walker para passear com o totó durante o dia;
  • coloque-o em uma creche canina para socializar com outros animais;
  • passeie antes e depois do trabalho para gastar energia do pet.
Crédito: Anna Stills / Envato Elements

Segundo um estudo apresentado na revista veterinária, Journal of Applied Animal Welfare Science, as maiores motivações do abandono são justificadas pelo comportamento destrutivo do pet dentro de casa ou por sua desobediência.

Mas lembre-se: o cachorro que não recebe atenção do tutor, não faz atividades e fica ocioso 24h por dia, tem a saúde física e mental impactada. E geralmente, todo comportamento destrutivo é resultado de alguma carência ou insuficiência na vida dele.

A rotina é essencial na vida de um cão

Os animais são muito inteligentes. A partir de certos gatilhos, conseguem entender o significado de cada horário do dia. Já presenciou um cão sentado esperando o dono voltar do trabalho, por exemplo?

Manter horários determinados para o pet se alimentar, passear e dormir, é uma forma de proporcionar qualidade de vida e frear sua ansiedade durante o dia.

Por fim, controlar a rotina do animal também traz benefícios ao tutor, que pode analisar com mais clareza o comportamento do animal, impor regras e ter uma boa convivência com seu bichinho.

Até a próxima,

Teté.

Crédito capa: Yuri Arcurs Perople Images / Envato Elements

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Louis Sabin

Tempo de leitura: < 1 minuto “Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão o torna rico.”

Louis Sabin

Leia mais

Crianças que leem para os totós

Tempo de leitura: 2 minutos A leitura é muito importante para adquirir conhecimento e aprendizado. Para as crianças, esse hábito vai além: ele ajuda no desenvolvimento intelectual e na criatividade,

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.