Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Quem tem um cachorro tende a ficar em forma e ser bem sucedido, diz estudo

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

Que os totós são responsáveis por trazer ainda mais felicidade na nossa vida, todo mundo já sabe. Recentemente, o jornal britânico The Telegraph publicou uma matéria revelando que as pessoas que têm um cachorro em casa, tem menores chances de desenvolverem pressão alta, obesidade e diabetes.

O estudo realizado pela Mayo Clinic – organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos – mostrou que as pessoas com cães são muito mais saudáveis ​​do que aquelas que não têm animais de estimação.

Os tutores de cães têm a pressão arterial mais baixa e são menos propensos a serem obesos, descobriram os cientistas da pesquisa. 

Será que a fórmula para ser rica é ter um cachorro? Brincadeiras à parte, a companhia de um totó realmente traz muitos benefícios para as nossas vidas. Quem começa a se exercitar, sai mais de casa para passear e brincar com o cachorro, acaba ganhando mais disposição no dia a dia para trabalhar e se torna mais bem-sucedido no trabalho.

Já na saúde, além de melhorar o sistema imunológico, os cães são uma ótima motivação para sermos mais ativos, já que eles, principalmente quando filhotes, precisam gastar bastante energia. Automaticamente, ao acompanha-los, estamos praticando uma atividade também.

“Fazer uma atividade física e brincar com o cachorro já faz com que haja uma melhora no condicionamento físico, no alivio do estresse e outras questões emocionais, que previnem o desenvolvimento de depressão e ansiedade, que está bastante ligada a comorbidades físicas”, disse a psicóloga Karen Freitas.

Comorbidades são doenças que aparecem simultaneamente no mesmo paciente, como hipertensão e diabetes, problemas no estomago e enxaquecas.

O presidente da Divisão de Cardiologia Preventiva da Clínica Mayo em Rochester, Dr. Francisco Lopez-Jimenez, mostrou nesse vídeo como as pessoas que têm um cachorro, iniciam uma vida mais saudável, se exercitam mais, comem bons alimentos e ficam com um nível ideal de açúcar no sangue.

Baseado nisso, conversamos com o Coach Esportivo, André Della Creche, sobre como ocorre essa mudança no corpo das pessoas que  compram ou adotam um cachorrinho.

“O simples fato de você retirar o indivíduo do sedentarismo, ou seja, a pessoa que está ali, no dia a dia, só vendo televisão, nas redes sociais, alguém inativo, você já diminui o risco de doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão e infarto. O sedentário tem um alto risco de desenvolver essa síndrome metabólica.”, disse.

“Esse estímulo de sair para andar com o animalzinho de estimação, já aumenta o nível de atividade física, e aumentando esse nível, o seu perfil lipídico, que tem haver com o colesterol, também melhora. Alguns estudos mostram que se você praticar até 20/ 30 minutos por dia, você melhora o seu HDL, que é o nosso colesterol bom”, conclui André.

Ter um totó em casa requer esforço. Eles precisam praticar atividades físicas e gastar muita energia. Isso acaba influenciando o nosso corpo e organismo, provocando uma melhora física e mental. Os cachorros provam mais uma vez que eles só trazem benefícios para as nossas vidas.

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.