Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Fisioterapia para totós: a importância e as técnicas utilizadas

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Recomendada em casos patológicos, a fisioterapia canina é um método muito eficiente para os totós que apresentam problemas ósseos, musculares, neurológicos e que precisam de ajuda na recuperação de um pós-operatório, para aliviar dores, luxações entre outros problemas, como cães obesos ou com doenças cardiovasculares. Lembrando que o seu totó só deve iniciar a fisioterapia após ser avaliado por um médico veterinário.

Conversamos com a doutora Flávia Oliva, Médica-Veterinária Acupunturista e Fisioterapeuta, proprietária da Vet Terapias, sobre a importância de os totós fazerem a fisioterapia, já que esse tratamento não ajuda somente em casos de fraturas e traumas. “Reabilitação de paralisias, analgesia, acelera o tempo de recuperação das lesões, corrige problemas posturais, promove uma reeducação funcional para que o corpo do paciente volte a sua função natural sem nenhum sintoma que possa atrapalhar a qualidade de vida e a independência do pet”, disse.

Existe uma variedade muito grande de técnicas e tipos de exercícios para ajudar o seu cãozinho, como a laserterapia, um tratamento indolor com uma ação anti-inflamatória, indicada para inúmeros casos, como artroses e edemas. Já a massoterapia utiliza técnicas de massagens para ajudar na recuperação de um músculo lesionado, no caso de uma artrite, por exemplo, diminuindo a tensão e a dor cachorro.

Na hidroterapia há diversos exercícios, como a hidro esteira, para o cão caminhar dentro da água e as duchas de pressão. Além de ajudar na analgesia, sabia que esse tratamento também auxilia em casos de cães obesos?

A primeira parte afetada em um totó com obesidade é a coluna vertebral. Eles também podem ter bastante dificuldade em respirar e andar, levando a outros problemas como sedentarismo. Mas como a fisioterapia e o tutor podem ajudar em casos como a obesidade canina?

“Através da conscientização dos tutores que excessos e/ou a alimentação inadequada podem causar lesões ósseas nos pets devido à sobrecarga. Inicialmente, com uma dieta muito rígida e caminhadas leves. Com o passar dos dias o pet vai perdendo peso e é possível adicionar atividades mais específicas, mas tudo depende do tipo de lesão que o paciente apresenta. Uma terapia muito indicada é a hidroterapia pois queima calorias e tem pouco ou nenhum impacto protegendo as lesões de joelhos, coluna e outros membros.” afirma a doutora.

Maria Clara Baldassarini, publicitária e mamãe do Chubby, de nove anos, tratou o cãozinho com fisioterapia quando ele sofreu um acidente em casa. “Quando ele tinha quatro anos, caiu da escada e bateu a coluna, afetando as patinhas de trás. Mas ele apenas amassou a medula, não chegou a danificar o centro dela, então ele ainda tem muito reflexo nas patinhas. Ele só não tem forças pra ficar de pé.”, contou.

A Maria Clara contou que Chubby fez três anos de tratamento, entre fisioterapia e acupuntura. “A fisioterapeuta ia em casa e levava uma esteira pra ele andar nela. Ele ficava de pé e ela ia fazendo os movimentos da pata de trás como se ele estivesse andando. Ela levava também uma escovinha pra passar na sola das patas e tentar estimular também.”, disse. “Ele melhorou bastante e as vezes até se levanta nas patas, mas logo cai.”. Hoje o Chubby anda de cadeirinha de rodas só para passear, está super bem e feliz!

Foto: @yorkderodinhas

Em casa você pode ajudar o seu cachorro a seguir corretamente as atividades indicadas por um profissional. “Os exercícios e alongamentos devem ser feitos diariamente pelos tutores sempre seguindo as orientações de um médico-veterinário fisioterapeuta. É importante o uso de passadeiras antiderrapantes pela casa para evitar quedas e piora das lesões! Não recomendo exercícios com bolas ou qualquer outro instrumento já que os tutores não estão aptos a tais procedimentos técnicos.”, conclui a doutora Flávia.

Existem inúmeras técnicas dentro da fisioterapia, mas antes, converse com um médico-veterinário fisioterapeuta, com certeza ele te indicará os melhores exercícios para ajudar na recuperação do seu bichinho, afinal, seu totó merece ter uma vida saudável e livre de dores.

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.