Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Quem na sua cidade está disposto a defender os animais?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

No primeiro final de semana de outubro, a 45 dias das eleições municipais brasileiras, foi lançada uma plataforma que visa a apoiar os eleitores de todo o país na escolha do melhor candidato para defender os animais em sua cidade. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro.

A Voto Animal ( www.votoanimal.com ) é uma iniciativa do FALA — Frente de Ações pela Libertação Animal, um grupo independente, apartidário, ligado ao veganismo e com atuação ampla, como ações de rua, grupo de estudos, palestras, realização de feiras e de eventos solidários (são 13 áreas de ativismo) desde 2012, com sede em Brasília.

A plataforma foi ao ar na esteira da repercussão da aprovação, pelo presidente da República, da Lei Sansão, no dia 29 de setembro. A Lei 1.095/2019 aumentou para até 5 anos a pena por atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. Por causa disso, o deputado federal mineiro Fred Costa (Patriota), autor do projeto, ficou entre os 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional nas redes sociais* — o que comprova a visibilidade que o tema ‘causa animal’ é capaz de render.

Por causa do forte apelo que a promessa de defender os animais provoca na sociedade — e, obviamente, por causa da urgente necessidade de os direitos dos animais serem defendidos de forma séria e consistente na área política — , um serviço como o prestado pela plataforma só vem a contribuir.

A VotoAnimal.com mapeia quem são os candidatos espalhados pelo país. Mas vai além: filtra, criteriza e legitima. Permite que cada eleitor, com um clique, tenha acesso a propostas dos seus candidatos e também ao engajamento dele com as políticas públicas para os animais.

Como funciona a plataforma?

Embora a VotoAnimal.com seja iniciativa de um grupo que promove o veganismo, nenhum candidato precisa ser vegano para que sua entrada na plataforma seja aprovada pelos organizadores. Porém, há sim uma análise de perfil de cada interessado.

Conforme o porta-voz do grupo FALA, Bruno Pinheiro, tem explicado em Lives no Instagram, o que os candidatos precisam efetivamente é estarem comprometidos e se comportarem, na vida pública, de modo coerente com o conteúdo expresso na Carta Compromisso, texto que é o fundamento da plataforma (mais abaixo, estão listados alguns dos 33 pontos que integram o documento, que vai muito além da defesa de cães e gatos).

O grupo FALA conta com cerca de 2 mil voluntários e uma sólida reputação no meio da causa animal (são 240 mil seguidores no FB e 35 mil no Instagram), e é com base nisso que vai atuar divulgando as candidaturas comprometidas. Muitos candidatos estão buscando o serviço. Mais de 500 assinaram a carta e aproximadamente 50 foram reprovados. 

Até o dia 10 de outubro, a plataforma exibia a candidatura de 150 cidadãos em diversas cidades do país. Os demais interessados ainda estão tendo seu perfil analisado. Lá, o eleitor encontra: nome do candidato, Estado, cidade, Partido, número da candidatura, cargo a que concorre, perfil do Facebook, conta no Instagram e site.

Os organizadores prometem que o trabalho da plataforma continuará depois das eleições, fiscalizando os mandatos, verificando se de fato os candidatos eleitos estão atuando comprometidos com os termos da carta compromisso. Conforme Bruno, se a plataforma pode ajudar a eleger, vai usar toda a sua força também para denunciar quem apenas quis se aproveitar da mensagem da defesa animal para se eleger.

“Somos 2 mil voluntários mas nem todos atuam com regularidade ou quiseram se envolver com essa fase. Após as eleições, nossa intenção é reunir mais voluntários, vindos de nossas outras áreas, para ajudar a acompanhar os mandatos eleitos”, afirma Bruno.

A Carta Compromisso é uma ferramenta de cobrança para qualquer cidadão no momento de confrontar seu candidato da causa animal pelas promessas feitas durante a campanha.

Antes de ajudar na escolha de seu candidato, a plataforma nos lembra a necessidade de fortalecer a reflexão, o debate e ampliar a conscientização e a educação de todos sobre as necessidades dos animais.

Confira, a seguir, alguns dos 33 itens presentes na Carta Compromisso assinada pelos candidatos integrantes da plataforma.

  • Atuar pela promoção de uma política de castração gratuita de animais domésticos, comunitários e errantes; 
  • Promover campanhas de conscientização para a importância da adoção de animais domésticos;
  • Promover a criação e o fortalecimento de unidades de saúde específicas para pronto atendimento e tratamento de animais domésticos, comunitários e errantes;
  • Atuar pela proibição da prática de conduzir ou constranger animais atados, por qualquer meio, a veículos de quaisquer trações;
  • Estimular, acompanhar e fortalecer a inclusão e o desenvolvimento da temática dos Direitos Animais nas redes pública e privada de ensino, numa abordagem transdisciplinar, com a devida capacitação continuada do corpo docente para apresentar os conceitos de senciência, especismo e os interesses similares aos nossos que os animais têm, como os interesses básicos em permanecerem vivos, em liberdade e com integridade física, moral e psicológica;

Veja toda a carta aqui: https://votoanimal.com/wp-content/uploads/2020/09/eleicoes2020-manifesto-voto-animal.pdf

Para ver a plataforma:
www.votoanimal.com

*Fonte: boletim da FSBinfluênciaCongresso, índice de performance nas redes sociais da assessoria FSB (https://www.fsb.com.br/)

Você também pode gostar

Adoção responsável

Otite Canina

Tempo de leitura: 3 minutos Doença afeta o ouvido do cão e causa incômodo, mas o tutor pode tomar medidas preventivas para que ela não ocorra A otite canina é

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.