Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Adestramento de cães – quando devo adestrar o meu?

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos
As técnicas podem estabelecer limites e melhorar a comunicação entre o tutor e o animal

O adestramento de cães é muito importante para o tutor que almeja ter uma boa convivência com o seu bichinho.

Acima de tudo, as técnicas ensinam, educam e estabelecem limites, impedindo que o cão tenha comportamentos indesejados dentro ou fora de casa.

Esse trabalho é feito por adestradores, mas também por tutores que dedicam seu tempo diariamente para aplicar as técnicas necessárias.

Além de agradar o totó através de elogios todas as vezes que ele acertar uma lição, o uso dos petiscos também é bastante usado.

Assim, o cachorro se motiva mais e associa que todas as vezes que ele fizer algo certo será recompensado.

Em quais situações é possível adestrar?

Há muitos tutores que passam por situações difíceis em casa, mas que podem ser mudadas, como:

  • Xixi no lugar errado;
  • Destruição de objetos pessoais;
  • Agressividade;
  • Latidos excessivos;
  • Dificuldade em socializar com humanos e animais.

Primeiramente, com o adestramento a comunicação entre a pessoa e o cachorro melhora muito. Além disso, é importante o pet entender o que o tutor deseja, assim como compreender o cachorro e o que seus comportamentos querem dizer, é necessário.

Afinal, qual é o momento certo para adestrar?

Conversamos com o adestrador Rodrigo Fernandes, que explicou qual o momento certo para adestrar o cachorro e porque é um método tão importante para os bichinhos.

Totós da Teté – Há uma idade ideal para adestrar o cachorro? Um filhote tem mais facilidade em aprender do que um cão idoso?

Adestrador – O cão pode aprender em qualquer idade. Porém, quanto mais novo iniciar o adestramento, menos vícios ele terá.

Um cachorro adestrado ainda filhote leva mais tempo para mostrar resultados, contudo, os efeitos serão mais confiáveis porque ele nunca rosnou, atacou ou aprontou, enquanto o cachorro adulto já fez tudo isso.

Totós da Teté – Se a pessoa está tentando educar o cão sozinha e o cachorro não está respondendo aos comandos, o que ela pode mudar?

Adestrador – Se a pessoa, por conta própria, está tentando adestrar o cão e não está atingindo os objetivos, ela pode mudar as técnicas que está usando. Há quem se adapte melhor a algumas determinadas técnicas do que outras. O cão vai se adequar independente de qual seja.

Quando me dizem “quero fazer um curso de adestrador”, eu sempre respondo “leia dois ou três livros primeiro, pois cada um aborda uma técnica diferente. Assim, você colocará em prática para testar qual delas se sente mais confortável e tem maior êxito. Somente depois você pode fazer um curso sobre aquela determinada técnica”.

Mas a pessoa também pode procurar a orientação de um profissional, a grande vantagem disso é ter o tempo encurtado. A mesma situação que levaria um ou dois meses, com o auxílio do profissional a pessoa poderia conseguir em uma semana.

Adestrar o pet é recompensador!

Totós da Teté – Por que o adestramento é um processo que vale a pena e deve ser feito?

Adestrador – Porque um cão adestrado ganha muito mais liberdade e qualidade de vida, seja passeando ou frequentando os lugares com seu tutor. O adestramento faz com que o cachorro se torne mais paciente, compreensivo, parceiro, e menos reativo.

Dessa forma, um cão não adestrado que age por instinto, provavelmente causará transtornos e também ficará privado de determinadas situações. Com um animal adestrado, o tutor pode levá-lo para viajar, ir à casa de amigos e parentes, ou ao shopping, sem correr o risco de ele desagradar.

Nesse caso o benefício é mútuo: tanto para o cão, quanto para o dono.

Todo cão pode ser adestrado!

Em suas lives, Rodrigo sempre reforça o quanto os cães são inteligentes e podem aprender com comandos.

“Todo cachorro deve ser adestrado. Quando falamos em adestramento, não necessariamente precisa ser feito por um adestrador ou profissional da área. Muitas vezes o próprio dono consegue adestrar seu cão.

Tudo o que o tutor corrige, ensina ou reorienta, é sim um treinamento – e quanto mais, melhor. Cada cão possui uma característica diferente, mas todo cachorro, sem exceção, aprende”.

Ensinar e educar o cão deve ser feito sempre através do amor e paciência. Usar métodos punitivos ou broncas não ajuda, somente assusta o animal.

Ou seja, bater, gritar e punir são caracterizados como maus-tratos. Ao avistar que o cachorro está passando por situações precárias que coloquem em risco sua saúde física e mental, é nosso dever denunciar. Abandono e maus-tratos é crime!

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.