Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Crianças que leem para os totós

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos

A leitura é muito importante para adquirir conhecimento e aprendizado. Para as crianças, esse hábito vai além: ele ajuda no desenvolvimento intelectual e na criatividade, além de melhorar e enriquecer o vocabulário delas.

Agora você deve estar se perguntando: mas o que tudo isso tem a ver com os totós? Tudo! Acredita que os cachorros contribuem para a leitura das crianças?

Uma escola pública de São Paulo desenvolveu um projeto chamado Entre Patas e Letras, onde cães terapeutas auxiliam a leitura para as crianças com dificuldades pedagógicas. Essa atividade, além de estimulante, cria um forte vínculo entre as crianças e os cãezinhos. Lindo né?

As crianças também ajudam muito os totós. O abrigo Humane Society Of Missouri, nos EUA, contam com elas para ajudarem os cãezinhos de rua traumatizados a serem adotados. Como?

As crianças voluntárias sentam em frente a eles e leem um livrinho. Quando os totós se aproximam, elas oferecem um petisco. Essa atitude é para ajudar os cães que tem medo dos humanos ou são muito tímidos, a conseguirem um lar, já que alguns deles se escondem com a presença das pessoas.

Estes casos são diferentes, mas mostram o quão é importante o elo entre o cachorro e uma criança e quanto um auxilia o outro na educação e na melhoria da aprendizagem.

A psicóloga Marinna Machado afirma que ler para os bichinhos soma valores ao desenvolvimento da criança e a sua segurança diante de novos desafios. “Ler para um bichinho de estimação ou outros animais pode despertar na criança o gosto por ler livros e proporcionar maior leveza e calma nessa hora. Em alguns momentos elas também “ensinam” o que aprenderam para os animais. Isso faz com que a criança se sinta mais confiante diante dos desafios da leitura.

É claro que não deixamos a criançada fora dessa. Conversamos com duas fofuras que tem o hábito de ler para os seus cãezinhos como brincadeira. As respostas? Não poderiam ser melhores!

Júlia Pedroso, de 10 anos, já leu para o seu totó, mas pra ela, essa atitude foi muito mais do que uma brincadeira. “Meu cachorro me faz companhia todos os dias, eu gosto de ler pra ele porque é uma forma de retribuir tudo o que ele faz por mim”, disse. Prepara esse coração porque a fofura não acabou por aí.

A Carol Alperowitch, de 5 anos, leu o livro Cachorros Não Dançam Balé, da Marilia Garcia. A pequena acha que todas as crianças deveriam ler para os seus totós: “Contar histórias para os cachorros faz muito bem pra eles, porque o cachorro pode ficar mais feliz e mais animado”, contou. Ela já prometeu que contará mais histórias e nós prometemos que não vamos surtar com tanta fofura!

O convívio de um cachorro e de uma criança juntos trazem muitos benefícios, não só psicológicos, como diminuição de ansiedade, mas também afetividade, responsabilidade e grandes ensinamentos. Que tal por em prática tudo isso? Veja as nossas dicas de livros infantis (aqui) e deixe seus filhos adquirirem muito amor pela leitura e pelos totós desde cedo.

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Não faça o que eu fiz

Tempo de leitura: 5 minutos Durante 9 anos, dois meses e 20 dias, eu tive o privilégio de conviver com a cadelinha mais adorável, alegre, valente, criativa, inteligente, divertida, extrovertida,

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.