Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Enriquecimento ambiental: coloque em prática na sua casa

Enriquecimento ambiental: mulher deitada brincando com cachorro.
Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 3 minutos

Além de proporcionar experiências e estímulos ao pet, o enriquecimento ambiental faz toda a diferença na saúde física e emocional do cachorro, por diversos motivos. 

Há uma menor probabilidade de o cão ficar entediado, ansioso ou nervoso se tiver um manejo ambiental em casa, que proporcione atividades que o entretenha. 

 

 

A adestradora Maria Fernanda Modaneze, nos explicou a importância de aplicar o enriquecimento ambiental e como improvisar com materiais básicos. 

Totós da Teté – Nesse período de quarentena, por que é tão importante o enriquecimento ambiental dentro de casa?

Adestradora – Os passeios tendem a diminuir ou até cessar, então os cães acabam perdendo atividades que gastam energia. Dessa forma, precisamos substituir essas atividades por brincadeiras em casa, garantindo que o cão não terá energia acumulada, e assim, evitando problemas, como a ansiedade.

Totós da Teté – Como o tutor pode improvisar brinquedos e brincadeiras de uma forma criativa em casa? 

Adestradora – Todas as brincadeiras podem ser feitas com a própria alimentação seca do cão, assim não precisa desbalancear sua dieta. 

Garrafa pet: com uma garrafa lavada e fechada, faça três ou quatro furinhos do tamanho do grão da ração com a tesoura (para evitar o plástico pontiagudo) e coloque os grãos dentro. Pode ser metade ou até toda a refeição, quanto mais, melhor!

Papelão: pode ser um pedaço de caixa ou aqueles rolinhos de papel higiênico ou toalha. Coloque a ração ou petiscos dentro e sobre as pontas. De ao pet e veja ele se divertindo!

Caça ao tesouro: espalhe pedaços de petiscos ou até a própria ração pela casa, coloque em vários cantos, tapete e em cômodos abertos.

Todas essas atividades, além de serem brincadeiras legais para o cão gastar energia, também estimulam o instinto de caça, que é super importante para ter um cão mentalmente saudável.

Totós da Teté – O enriquecimento ambiental ajuda em questões de raiva e ansiedade do cão? Qual atividade pode aliviar o estresse em casa?

Adestradora – Cão cansado é um cão feliz! Os exercícios devem ir além do físico, e é importante desafiar seu cão para que ele se desenvolva da melhor forma mentalmente. Sempre tente colocá-lo de forma segura em situações que ele passaria na natureza. Lá eles precisam caçar e não têm comida disponível, por isso as atividades dentro de casa são tão importantes.

Totós da Teté – Pode nos detalhar um pouco mais sobre os 05 tipos de enriquecimentos e sua importância na vida do totó? 

Adestradora – Enriquecimento Alimentar é dificultar a disposição de comida ao cão. Ter comida disponível o tempo todo pode passar a ideia de que ele é o alfa da matilha, e assim ele pode se tornar mais agressivo, por exemplo. Para o enriquecimento alimentar, pode-se usar comedouros lentos, bolas que soltam a comida conforme rolam ou mesmo a garrafa pet, como no exemplo acima. 

Aliás, na matéria Malefícios em deixar ração disponível o dia todo para o seu cão, apontamos essa e outras questões que podem prejudicar a saúde do seu totó ao disponibilizar ração o tempo todo no comedouro. 

Enriquecimento Sensorial é estimular o uso do olfato, visão, tato, audição e paladar. Brinquedos com diferentes texturas, cores e sons, passeios em gramas e pedras, frutas misturadas na ração são bons exemplos disso. É importante que o cão tenha brinquedos de materiais diferentes. Faça um rodízio desses brinquedos a cada dois dias, assim ele não enjoa. 

Enriquecimento Físico é atividade. Pode ser o próprio passeio, mas na impossibilidade, promova brincadeiras de buscar, caçar, brinquedos pendurados, caixas empilhadas. Qualquer coisa que incentive seu cão a se movimentar.

Enriquecimento Cognitivo é quando colocamos o cão para pensar, criando pequenos desafios. Há tabuleiros em que a comida fica escondida e o cão precisa entender a estratégia para conseguir alcançá-la. Brinquedos interativos e até esconder petiscos em tapetes e embaixo de almofadas já ajudam a estimular, mas o ideal é sempre algo que desafie mesmo o cão.

Enriquecimento Social é garantir que seu cão saiba conviver com os outros de forma saudável, tanto humanos quanto cães. Por isso é importante começar o processo logo cedo, e com o máximo de variedade possível de pessoas e animais. Quanto mais ele conhecer e entender que não existe ameaça, mais social seu cão será.

Quem quiser saber mais sobre socialização, assista a live que fizemos sobre Socialização de Cães, no nosso canal do Youtube. 

Ficou com alguma dúvida sobre enriquecimento ambiental? Deixe seu comentário na caixinha de perguntas! 

Você também pode gostar

Colunistas & Protetores

Bolt

Tempo de leitura: < 1 minuto Bolt é um cãozinho famoso, não só para nós, mas também em seu mundo. É um – digamos – astro de Hollywood, cujo personagem precisa

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.