Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Ansiedade de separação: ausência do dono deixa o cão ansioso

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Tempo de leitura: 2 minutos
Saiba quais atitudes tomar para que o cachorro não sofra com sua ausência

Uma situação que deixa o cão ansioso é estar longe do tutor. A ansiedade de separação é uma condição que causa estresse, ansiedade e pânico no animal, além de desencadear comportamentos destrutivos.

Esse tipo de situação coloca a saúde mental e física do cão em risco, pois, muitas vezes, ele pode:

  • Arranhar incessantemente a porta;
  • Pular por cima de grades;
  • Latir e uivar excessivamente;
  • Fazer necessidades em locais proibidos da casa, mesmo sabendo que não pode;

Primeiramente, o ideal é não deixá-lo sozinho o dia inteiro. Procurar alguém que possa ficar com ele, ou uma creche de cães, é o mais indicado para quem tem um pet em casa.

Outro erro comum é deixar o cachorro sozinho sem brinquedos e interações. Sem isso, ele não consegue se entreter e gastar a energia enquanto o dono não está.

Conheça o Toby: um totó com ansiedade de separação que passa o dia na varanda esperando o dono

Segundo a matéria publicada pelo site Bored Panda, o vira-lata Toby mora com seu tutor, e tem ansiedade de separação.

Ele fica sentado na varanda o dia todo, muitas vezes até o anoitecer, olhando em direção à rua, uivando e aguardando o seu tutor voltar para casa.

Crédito: Site Bored Panda / spaik_toby

Mas quando ele chega, Toby faz muita festa, assim como o dono, que enche o cão de carinho e brinca muito com ele após chegar do trabalho.

No caso do Toby, ele não fica sozinho o dia inteiro. Além da companhia de um totó, há outros moradores na casa.

Mas se mesmo com a presença deles, o cãozinho fica muito triste e abalado quando seu tutor sai para trabalhar, imagina como fica um cão literalmente só o dia todo?

Crédito: Site Bored Panda / spaik_toby
Quais medidas responsáveis com o animal é preciso tomar?

Muitos cães são abandonados por incompreensão do tutor com aquele hábito indesejado, mas um mau comportamento pode dizer muitas coisas.

Contudo, ao notar que o cão fez algo desagradável, não brigue – isso apenas deixa o cão mais ansioso, e não resolve em nada – é preciso compreender o motivo de ele ter agido assim.

Os cães precisam gastar energia passeando, fazendo atividades físicas e brincando.

Infelizmente não podemos levá-los para todos os lugares, mas podemos providenciar para que nesse meio tempo (dentro de poucas horas), eles fiquem bem.

Ao invés de abandonar, maltratar ou brigar com o cão, é necessário proporcionar soluções que o condicione a permanecer calmo quando precisar ficar sozinho.

 

Fonte: https://www.boredpanda.com/sad-dog-waits-everyday-balcony-owner-return-spaik-toby/?utm_source=razoesparaacreditar&utm_medium=referral&utm_campaign=organic

 

Você também pode gostar

Clovis, o doutor de animais!

Tempo de leitura: 2 minutos Desde pequeno Clovis tinha certo fascínio pelo mundo animal. Todo animal que ele encontrava parava para observá-lo e admirá-lo. Mas entre todos, ele tinha uma

Leia mais
plugins premium WordPress

Fale conosco

🍪 Utilizamos cookies para melhorar a experiência em nosso site e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Leia nossa Política de Privacidade.